Prazo para acordo de transação da Receita Federal termina neste mês

Aqueles que aderirem à transação tributária de pequeno valor podem obter redução de até 50% do valor da dívida, paga em até 60 meses

No dia 29 de dezembro termina o prazo para aderir ao acordo de transação da Receita Federal para processos tributários em discussão administrativa (contencioso tributário), regulamentada pelo Edital da Transação por Adesão nº1 de 2020. Segundo o governo federal, aqueles que aderirem à transação tributária de pequeno valor podem obter redução de até 50% do valor da dívida, paga em até 60 meses.

 

O que é transação por adesão no contencioso?

Em suma, a transação é uma modalidade de extinção de crédito tributário prevista no Código Tributário Nacional, recentemente regulamentada pela Lei nº 13.988. Assim, prevê a transação por adesão no contencioso tributário de pequeno valor.

 

Quem pode aderir ao acordo de transação da Receita?

A Transação Tributária é uma forma de extinção dos débitos em que há concessões das duas partes - do contribuinte (desistência da discussão) e da Receita Federal (descontos). Dessa maneira, é possível incluir no acordo os débitos de até 60 (sessenta) salários mínimos, calculados por lançamento fiscal em discussão ou por cada processo administrativo, somado o valor principal e multa de ofício. Não podem ser incluídos débitos do Simples Nacional.

Então, o serviço é feito para pessoas físicas, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), observados os limites de receita bruta do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006.

 

Como realizar o serviço?

A adesão deve ser feita no portal da Receita Federal, plataforma e-CAC, na seção "Pagamentos e Parcelamentos". Os prazos iniciaram no dia 16 de setembro deste ano. O procedimento de adesão iniciado, mas não concluído, terá seus dados apagados durante a noite do mesmo dia. Por isso você deve clicar no botão Confirmar Adesão ao final do procedimento. Por fim, utilize a opção Emissão de Documentos para obter os recibos da transação e a opção Emissão de DARF para obter os documentos para pagamento.

 

Leia também:

Receita Federal inicia arrecadação com Pix; veja mudanças

Saiba como regularizar CPF na Receita Federal via internet

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes