Receita Federal inicia arrecadação com Pix; veja mudanças

A Receita Federal, em parceria com o Banco do Brasil, está se adaptando para receber arrecadação com o Pix, pelo uso do código QR.

A Receita Federal, em parceria com o Banco do Brasil, está se adaptando para receber arrecadação com o Pix, pelo uso do código QR. Dessa forma, empresas que declaram débitos e créditos tributários poderão quitar as contas com o Fisco através do novo meio de pagamentos instantâneos.

O Pix, foi criado pelo Banco Central (BC) e passou a funcionar para o público geral a partir do dia 16 de novembro. O sistema permite realizar pagamentos sem intermediários e em tempo integral, 24h por dia, nos 7 dias da semana. As transações são concluídas em até 10 segundos.

Como vai funcionar a arrecadação da Receita Federal com o Pix?

Sendo assim, o novo modelo do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) contará com um código QR para permitir o pagamento usando o Pix. O Darf é o documento de arrecadação do governo federal.

Essa atualização está disponível apenas para empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). No entanto, a Receita Federal ampliará o uso para outros tipos de empregadores.

Para pagar arrecadação com o Pix, o contribuinte deverá acessar o aplicativo do seu banco e apontar a câmera do celular para o código QR. O Fisco informou que ainda neste mês de dezembro o código será incorporado ao Documento de Arrecadação do eSocial, que é usado por empregadores domésticos.

Além disso, em janeiro a mudança contemplará o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que é usado por microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais.

Segundo a Receita Federal, cerca de 320 milhões de pagamentos por ano são feitos por meio de documentos emitidos pelo Fisco.

Em movimento semelhante de integração ao Pix, o Tesouro Nacional lançou em novembro o PagTesouro. Trata-se de uma plataforma que dispensa a emissão da Guia de Recolhimento à União (GRU), bem como possibilita transferências instantâneas à conta única do Tesouro pelo Pix.

Com informações de Agência Brasil

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes