Saiba como fazer a amortização do FGTS pelo aplicativo 'Habitação Caixa'

Com o FGTS, é possível reduzir o valor das parcelas ou o prazo do financiamento habitacional. Operação pode ser realizada através do aplicativo “Habitação Caixa”

O saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para a amortização dos financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), reduzindo o valor das parcelas ou o prazo do crédito. Além disso, toda a operação pode ser feita pelo celular através de um aplicativo.

Portanto, através dele é possível reduzir o saldo devedor e quitar totalmente o débito, caso tenha saldo suficiente na conta do FGTS. O serviço é disponível pelo aplicativo Habitação Caixa, da Caixa Econômica Federal ou na página do banco na internet.

Segundo a Caixa, o cliente pode pedir a amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais quantas vezes desejar. No entanto, é necessário esperar pelo menos dois anos para repetir a operação no mesmo financiamento.

 

Como realizar a amortização?

O serviço, portanto, está dispobível no aplicativo Habitação Caixa, da Caixa Econômica Federal, e na página do banco na internet. Para utilizar o serviço no celular, então, o mutuário deve:

  1. Baixar o aplicativo "Habitação Caixa" na Google Play ou na App Store;
  2. Digitar seu CPF ou e-mail, senha e tocar para entrar. Caso não possua login, toque na opção novo usuário e cadastre-se;
  3. Responda o conjunto de três perguntas;
  4. Selecione as opções referentes a um contrato vinculado ao seu CPF.

Além do pedido de amortização do seu financiamento, então, o aplicativo também possibilita fazer a simulação e utilização do FGTS para liquidação e pagamento de parte da prestação, alterar a data de vencimento das parcelas, consultar demonstrativos legais, entre outros.

 

Regras para a amortização do FGTS

A amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais pode ser solicitada quantas vezes desejar, segundo a Caixa. Todavia, no FGTS é necessário esperar no mínimo dois anos para repetir a operação no mesmo financiamento.

Para casais que assinaram o financiamento, a contagem de tempo acontece separadamente para o titular e para a outra parte responsável pelo contrato. Ou seja, mesmo que o titular tenha usado seu saldo em menos de dois anos para reduzir o valor da parcela, a outra parte responsável pode solicitar uma nova amortização ou liquidação se atender aos requisitos da modalidade.

Além disso, o FGTS também pode ser usado para amortizar o saldo devedor de autofinanciamentos com cooperativas habitacionais e o Sistema de Consórcio (SCONS), além de programas governamentais destinados à moradia própria do trabalhador.

 

Como consultar o FGTS?

Antes de recorrer à amortização, o ideal é que o cliente consulte o saldo nas contas do FGTS. Dessa forma, é possível consultar através do aplicativo FGTS, da Caixa, ou pela internet. No site, a consulta ocorre da seguinte maneira:

  1. Acesse o site;
  2. Informe o número do seu NIS ou CPF e clique em "cadastrar senha";
  3. Leia o regulamento e clique em "aceito";
  4. Preencha todos os campos com os seus dados pessoais;
  5. Crie uma senha com até 8 dígitos, letras e números, e confirme.
  6. Direcionado para a tela de login novamente, preencha os campos com o NIS ou CPF, insira a senha cadastrada e o botão Acessar.
Fonte Agência Brasil
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes