Ata do Copom mostra como decisão de subir os juros mexe com seu dia a dia

Divulgada nesta terça-feira pelo Banco Central, ata da última reunião, informa motivos e preocupações do governo para decisão da semana passada e dá pistas dos próximos passos que podem afetar consumidores

Os juros devem subir no início de maio, o crediário vai ficar mais caro e o desemprego tende a continuar em níveis elevados. São sinalizações que podem ser depreendidas da Ata do Copom, divulgada hoje.

Ata do Copom

A expectativa é a de que o juro básico da economia, que hoje está em 2,75% ao ano, suba mais 0,75 ponto e alcance o nível de 3,50% ao ano no dia 5 de maio, quando o Copom se reúne para divulgar a nova Selic.

Esse aumento só não vai acontecer se as projeções de inflação caírem significativamente. O governo se vê obrigado a elevar os juros quando a inflação mostra com fôlego para arrancar além do desejado.

Por isso são fixadas metas de inflação para o ano, e sempre que os números ameaçam escapulir dos limites fixados, para cima ou para baixo, os juros precisam subir.

A meta de inflação para este ano não pode passar de 4,25%, nem cair abaixo de 3,0%. Portanto, o centro da meta para 2021 está em 3,5%. Só que as projeções do mercado já mostram uma alta dos preços, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,71% para este ano. E é preciso colocar esses números dentro dos limites.

As taxas mais elevadas esfriam o consumo não apenas porque tornam o crediário mais caro, mas também porque o consumidor se sente mais estimulado a aplicar o dinheiro para obter um rendimento que vai ficando mais interessante na renda fixa.

Nas entrelinhas da ata

Além de olhar a inflação, o Copom também olha como está a atividade econômica no País. Uma arrancada dos juros mais forte e em pouco tempo pode prejudicar e travar ainda mais a economia. As autoridades monetárias entenderam que houve uma recuperação econômica acima do esperado, havendo espaço para nova elevação dos juros.

Como já constou no comunicado da decisão, o BC repete na ata desta terça-feira que o Copom decidiu iniciar um processo de normalização parcial, "reduzindo o grau extraordinário do estímulo monetário".

Ainda em sua análise, o Copom ponderou que, em um cenário de inflação já em alta, os riscos fiscais de curto prazo, controle dos gastos do governo, seguem elevados. E isso como consequência do agravamento da pandemia do coronavírus, perspectiva que coloca um viés de alta nas projeções de autoridade monetária para o IPCA e demais indicadores de preços.

Por tudo isso, vale a pena conhecer o conteúdo da Ata do Copom, divulgada sempre na semana seguinte à da reunião. Ela mostra como as autoridades econômicas estão enxergando o comportamento da inflação, dos juros, do câmbio, do crescimento do País e o que pretendem fazer para manter sob controle cada um desses indicadores.

Pelo cenário atual, essa perspectiva de continuidade de alta dos juros indica que devemos  continuar apertando o cinto. O desemprego tende a se manter em alta, e vai ficando cada vez mais caro comprar algo a prazo.

Ao mesmo tempo, as aplicações em renda fixa começam a remunerar um pouco melhor o dinheiro do investidor. Sem garantias, ainda de proteção total contra a inflação.

Ibovespa abre em queda de olho no mercado externo 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes