Auxílio doença: quem tem direito em 2022

Benefício é pago a trabalhadores incapacitados de exercer suas funções laborais por 15 dias ou mais

A Previdência Social oferece alguns benefícios para os cidadãos segurados do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) e o Auxílio doença é um deles. Destinado ao trabalhador incapacitado de exercer atividades laborais por 15 dias ou mais, o auxílio é uma forma de manter a renda do trabalhador que, por motivo de doença ou acidente, não pode trabalhar. Mas quem tem direito ao benefício em 2022? Confira.

Auxílio doença: quem tem direito de receber o benefício em 2022?

Para ter o direito de receber o Auxílio doença, o trabalhador precisa ser acometido por uma doença ou sofrer algum acidente que o impossibilite de exercer suas funções no trabalho por 15 dias consecutivos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias. Além disso, é preciso seguir algumas regras:

- Ter qualidade de segurado, o que significa que o trabalhador precisa contribuir para a Previdência Social;

- Ter cumprido o prazo mínimo de carência (12 meses de contribuição);

- Estar afastado do trabalho há pelo menos 15 dias;

- Provar a doença ou o acidente que o deixou incapacitado – isso é feito por meio do envio de atestados e outros documentos e de uma perícia médica.

Algumas doenças, no entanto, dispensam o prazo mínimo de carência. É o caso de doenças graves, como hanseníase, tuberculose, cegueira e mal de Parkinson, por exemplo. A lista das doenças que isentam o trabalhador da carência está prevista na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/0001.

No ano passado, devido à pandemia de Covid-19, o Auxílio doença estava sendo concedido sem a necessidade de realização de perícia médica pelo INSS. No entanto, em dezembro de 2021, essa medida foi suspensa e as perícias retornaram.

Em alguns casos, se for comprovado que o beneficiário não pode comparecer a uma agência do INSS para passar pela perícia, é possível solicitar à instituição que o segurado seja avaliado em casa ou no hospital. Para isso, é essencial fazer o requerimento juntando um laudo que ateste a incapacidade de deslocamento.

Os segurados que fizeram o requerimento do auxílio doença podem acompanhar o andamento da solicitação por meio do site ou do aplicativo “Meu INSS” na seção “Laudos Médicos”. Normalmente, o benefício é concedido por até 120 dias, mas pode ser prorrogado caso seja necessário, mediante comprovação.

Como saber se já estou inscrito no Cadúnico

Qual o valor do Auxílio doença para quem tem direito em 2022?

A atualização do salário mínimo em janeiro deste ano para R$ 1.212 pode mudar o valor do Auxílio doença para quem tem direito a receber o benefício em 2022. Isso porque o auxílio corresponde a 91% do salário-de-benefício, que é a média de 100% dos salários recebidos pelo trabalhador ao longo da carreira.

Por exemplo: o valor recebido pelo trabalhador que contribuiu por dois anos é somado e depois dividido por 24 (quantidade de meses de contribuição). Sobre esse resultado incide a alíquota de 91%. No entanto, o Auxílio doença pra quem tem direito em 2022 tem um teto, que corresponde à média dos últimos 12 salários. Em outras palavras: o trabalhador não poderá receber mais que a média salarial do último ano.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes