Auxílio taxista 2022: veja quem pode ou não receber

Pagamento do auxílio taxista começa em agosto

As regras do pagamento do Auxílio taxista 2022 foram definidas em portaria do Ministério do Trabalho e Previdência, publicada em 28 de julho, e prevê depósitos a partir de 6 de agosto. As duas primeiras parcelas serão pagas de uma vez e cada uma terá o valor máximo de R$ 1.000,00.

De acordo com o texto, o benefício a ser pago aos motoristas de táxi, instituído pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, foi criado para o enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes. Processo nº 19964.110717/2022-12.

Ao todo serão cinco parcelas, sendo as duas primeiras pagas em 9 de agosto, e as demais em 24 de setembro; 22 de outubro, 26 de novembro e, por fim, a última parcela em 17 de dezembro.

Os municípios e o Distrito Federal serão responsáveis pelo fornecimento e pela acurácia dos dados contidos nas respectivas relações de motoristas de táxi elegíveis ao recebimento do benefício.

Os registros deverão ser feitos pelas autoridades no site https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/beneficio-taxista, mesmo endereço no qual os taxistas irão checar se foram considerados aptos ou não para o benefício.

As informações recebidas serão repassadas para a Caixa Econômica Federal, que criará uma conta digital em nome dos taxistas. De posse da documentação, os profissionais poderão procurar as agências mais próximas para solicitar o cartão e utilizar os fundos.

Regras do Auxílio taxista 2022

Quem pode receber o Auxílio taxista 2022

Tem direito ao Auxílio Brasil os taxistas em atividade no período de 1º de julho de 2022 a 31 de dezembro de 2022, e tenham registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022.

É necessário também que sejam motoristas de táxi titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em regular e efetivo exercício da atividade profissional; ou sejam motoristas de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em regular e efetivo exercício da atividade.

Ainda segundo o texto, o taxista precisa estar com a CNH válida.

Quem NÃO pode receber o Auxílio taxista 2022

O auxílio taxista 2022 não será pago aos taxistas com o CPF pendente junto à Receita Federal, em situação suspensa, cancelada, nula, ou de titular falecido.

O pagamento do benefício será negado àqueles que tenham o CPF vinculado à concessão de pensão por morte de qualquer natureza ou do auxílio-reclusão, bem como os titulares de benefício por incapacidade permanente para o trabalho.

O benefício de que trata esta Portaria não será pago cumulativamente com o benefício devido aos Transportadores Autônomos de Cargas.

Por fim, a portaria explica que se for constatada irregularidade que ocasione o pagamento indevido do benefício, haverá o cancelamento do benefício irregular e/ou a notificação ao motorista de táxi beneficiário para restituição voluntária dos valores recebidos indevidamente, por meio de Guia de Recolhimento da União emitida por sistema próprio de devolução.

Veja também:

Auxílio Brasil antecipado em agosto: últimas notícias 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes