Banco Central adia recolhimento do FGTS com PIX

Implementação do FGTS Digital não se concretizou, segundo anúncio foi feito pela Chefia da Divisão de Fiscalização do FGTS

O recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo PIX foi adiado, segundo a Chefia da Divisão de Fiscalização do FGTS do Ministério da Economia. De acordo com o órgão, a implementação do FGTS Digital não se concretizou. Anteriormente, o anúncio foi feito no dia 22 de dezembro pelo diretor da Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinto de Mello.

 

Recolhimento do FGTS com o PIX

A possibilidade do Pix para recolher o FGTS deve ter lançamento junto com o FGTS Digital. Trata-se de uma nova plataforma com o objetivo de reunir a apuração, a cobrança, o recolhimento e o lançamento das contribuições para o fundo. De acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, o novo sistema gerará redução de custos para as empresas. Afinal, os empregadores deixarão de emitir cerca de 70 milhões de guias de recolhimento por ano e poderão acompanhar digitalmente o pagamento e a destinação das contribuições.

Além disso, o diretor do Banco Central anunciou durante o evento que o recolhimento do FGTS pelo Pix aumenta a concorrência entre as instituições financeiras. Por que não será mais necessário estabelecer convênios entre a empresa e um banco.

 

Funções do Pix

No começo deste mês de dezembro, a Receita Federal e o Banco do Brasil confirmaram um convênio para permitir que empresas paguem impostos a partir de QR Code, no sistema do Pix. O movimento vale para companhias obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). Ademais, em novembro ocorreu o lançamento do PagTesouro, Trata-se uma plataforma digital de pagamentos do Tesouro Nacional integrada ao Pix.

 

Leia também:

Pix poderá ser usado para pagar faturas e recargas de celular

Banco Central adia uso do QR Code Pix para pagamentos futuros

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes