Banco Central adia uso do QR Code Pix para pagamentos futuros

O prazo foi alterado para 15 de março, após Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União

Foi adiado para março o início da implementação da oferta do PIX Cobrança para pagamentos com vencimento, segundo decisão do Banco Central. Trata-se, então, de uma das novas funcionalidades para o sistema de pagamentos instantâneos, que permite emitir um QR Code com vencimento futuro.

A decisão segue a Instrução Normativa, publicada nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial da União. Dessa maneira, altera o regulamento anterior que fixava a data de 4 de janeiro como prazo da implementação. Portanto, os participantes que se enquadram como provedor de conta transacional devem poder oferecer a leitura de QR Code aos usuários finais após 15 de março. Da mesma maneira para o tratamento de Pix Copia e Cola, associado a um Pix Cobrança.

 

O que é o QR Code do Pix?

Em suma, o QR Code é uma abreviação para “Quick Response Code”, e funciona como um código de barras em um formato diferente. Assim, o QR code estático e dinâmico são códigos que permitem a leitura por meio da câmera do seu celular para realizar os pagamentos. A diferença entre eles está na quantidade de vezes que ambos estão disponíveis para serem escaneados:

  • QR Code dinâmico: pode ter uso em apenas uma transferência, e deve utilizar em transações com pessoas que não possui vínculo e é possível colocar a identificação da pessoa que passou o código;
  • QR Code estático: pode ter uso em diversas transações, ideal para quem tem vínculo de prestação de serviços ou precisa de um pagamento mensal.

 

Como gerar e pagar com a ferramenta?

Para gerar o QR Code Pix, a empresa ou pessoa física deve estar cadastrada no sistema. A opção ficará apenas dentro de sites e aplicativos de instituições financeiras autorizadas. No caso de contas Bradesco, por exemplo, ao entrar na opção “Pix”, o seu QR Code e a opção de pagamento através de um estão disponíveis de maneira fácil. Assim, para fazer o pagamento basta:

  1. Acesse o aplicativo da sua instituição financeira;
  2. Na aba Serviços, ou dentro da opção “Pix”, toque em Pagar com QR Code;
  3. Posicione o aparelho para leitura do QR Code;
  4. Por fim, confirme os dados e clique em Confirmar Pagamento.

 

Leia também:

Pix: quanto dinheiro posso transferir com o sistema?

Mudou de celular ou e-mail? Saiba como alterar sua chave do PIX

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes