Benefício bloqueado do Auxílio Brasil? Saiba o que fazer

Cadastro desatualizado pode bloquear o auxílio

O Auxílio Brasil, programa criado para substituir o Bolsa Família, começou a ser pago em novembro e, nos primeiros dias de pagamento, muitos beneficiários foram surpreendidos com o bloqueio do benefício. Para esses cidadãos, o valor médio de R$217,18 não foi liberado. O principal motivo para ter o benefício bloqueado é o cadastro desatualizado no CadÚnico, cuja inscrição é fundamental para ter acesso ao Auxílio Brasil. Entenda o que pode causar o bloqueio das famílias no novo programa.

 

O que pode bloquear o benefício?

Como resolver o benefício bloqueado do auxílio brasil
CadÚnico é essencial para receber o Auxílio Brasil pelo telefone – Foto: Governo Federal

 

Estar inscrito no CadÚnico é o primeiro passo para ter acesso ao Auxílio Brasil. No entanto, só isso não basta: o responsável familiar precisa manter todos os dados dos membros da família atualizados na base de dados do governo federal. Isso significa que cadastro desatualizado da família no CadÚnico pode ser a principal razão do bloqueio.

Para não ter o benefício bloqueado, qualquer alteração nas condições familiares deve ser informada no cadastro que dá acesso ao Auxílio Brasil, segundo orientações do Ministério da Cidadania, já que qualquer inconsistência pode causar o bloqueio. É a mesma regra que valia para o Bolsa Família.

Dados como endereço, telefone, e-mail, renda mensal, nascimento, morte ou saída de casa de algum membro devem, portanto, ser informados ao CadÚnico imediatamente para evitar o bloqueio. Para isso, o responsável familiar precisa ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para solicitar a atualização.

Além disso, o Auxílio Brasil tem outros requisitos, que, se não forem cumpridos, podem levar ao bloqueio do benefício, como a frequência escolar, esquema vacinal de crianças com até sete anos em dia e acompanhamento pré-natal, no caso das gestantes.

Por isso, antes de ir até uma agência da Caixa para tentar sacar o benefício, é importante que o responsável familiar verifique a situação cadastral no site ou aplicativo do CadÚnico ou pelo telefone 0800 707 2003 (ligação gratuita).

Como resolver o benefício bloqueado do Auxílio Brasil?

Se ao tentar receber o Auxílio Brasil, você descobriu que teve seu benefício bloqueado, procure o CRAS mais próximo de sua residência munido dos documentos de todos os membros familiares para fazer a atualização dos dados no CadÚnico.

Se possível, leve também comprovante de residência e comprovante de matrícula escolar dos membros com menos de 21 anos. O sistema que dá acesso ao Auxílio Brasil, então, fará a verificação dos dados e, se tudo estiver de acordo com as exigências, o benefício será liberado.

Para saber se a família está cadastrada ou não e se precisa atualizar o Cadúnico, é possível checar a situação do registro por meio do site ou do aplicativo Meu CadÚnico. Se os dados estiverem atualizados, a recomendação também é ir a um centro de atendimento. Em alguns municípios, o atendimento é feito mediante agendamento.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes