Bolsa Família no Caixa Tem: veja quando começam os depósitos

A novidade permitirá que mais de nove milhões de famílias que ainda não possuem conta bancária possam receber o benefício por meio de crédito na conta digital.

Beneficiários do Programa Bolsa Família poderão usar seu benefício sem a necessidade de sacar o dinheiro. Isso porque a Caixa Econômica Federal está migrando os pagamentos do Bolsa Família no Caixa Tem. Sendo assim, os depósitos serão feitos em poupança social digital, a qual pode ser acessada no aplicativo.

Segundo a Caixa, essa novidade permitirá que mais de nove milhões de famílias que ainda não possuem conta bancária possam receber o benefício por meio de crédito na conta digital, com o objetivo de trazer maior segurança e autonomia ao cidadão. Além disso, a opção de saque com cartão do programa continua disponível.

Como vai funcionar o pagamento?

Essa mudança, do pagamento do Bolsa Família no Caixa Tem, possibilitará que os beneficiários recebam os recursos em conta digital. Ao passo que, ainda é possível sacar parte ou todo o dinheiro com o Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Os depósitos passam a ser feitos em poupança social digital, a qual não tem tarifas de manutenção. Trata-se de uma poupança simplificada com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Pode-se usar a mesma senha do cartão social para acessar a conta.

Para acessar essa conta digital é preciso baixar o aplicativo do Caixa Tem. Nele, é possível usar o dinheiro para pagar boletos e contas domésticas, bem como para fazer compras online com o cartão de débito virtual. O aplicativo é o mesmo usado para o auxílio emergencial.

Datas para pagamento do Bolsa Família no Caixa Tem

A Caixa tem feito essa migração do pagamento do Bolsa Família no Caixa Tem de forma automática e gradual. O cidadão não precisa ir até uma agência ou apresentar documentos para abrir a conta.

O início desses depósitos está dividido pelos meses de dezembro de 2020 à março de 2021. Separando conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Dessa forma, a data de crédito segue o calendário regular do programa. Veja o cronograma:

  • Dezembro de 2020: começam a receber os beneficiários com NIS de final 9 e 0;
  • Janeiro de 2021: começam a receber os beneficiários com NIS de final 6, 7 e 8;
  • Fevereiro de 2021: começam a receber os beneficiários com NIS de final 3, 4 e 5;
  • Março de 2021: começam a receber os beneficiários com NIS de final 1 e 2; além de Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (GPTE), que inclui indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes