Bolsa Família: projeto quer reajuste anual e pagamento de 13º salário

Trata-se do PL 2366/20, que pretende incluir essas duas regras na Lei 10.836/04, que criou o programa Bolsa Família.

Um Projeto de Lei (PL) que está em tramitação na Câmara dos Deputados prevê o reajuste anual dos valores do Bolsa Família, a ser feito no dia 1º de janeiro de cada ano e corrigindo a inflação. Bem como o pagamento de um abono natalino em dezembro.

Trata-se do PL 2366/20, que pretende incluir essas duas regras na Lei 10.836/04, que criou o programa Bolsa Família. Em relação ao décimo terceiro, quem está com o benefício ativo recebe a parcela em dobro, os demais adquirem o pagamento proporcional aos meses.

Nota-se ainda que o reajuste anual dos pagamentos deve levar em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que abrange famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos. Caso ele não esteja disponível, deve-se usar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que pesquisa variação do custo de vida de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos.

Ademais, além do Bolsa Família, a PL também prevê o pagamento do abono natalino para pessoas com deficiência e idosos de baixa renda contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com o valor máximo de um salário mínimo, bem como fração proporcional. Sendo assim, se há a intenção de adicionar a regra à Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abrange o BPC.

Financiamento

Para financiar as medidas, o PL coloca como uma das fontes, o recolhimento de Imposto de Renda sobre os rendimentos de fundos de investimento fechados e de fundos de investimento em participações.

Conforme informou a Agência Câmara de Notícias, os autores da proposta afirmaram que: “Daremos aos beneficiários do Bolsa Família e do BPC a segurança e a garantia de que seus direitos serão preservados, eliminando ainda o risco de uso do abono ou do reajuste com fins eleitorais e até mesmo irresponsáveis do ponto de vista fiscal”.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes