Bolsonaro x Maia: 13º salário do Bolsa Família deve ir à votação

Rodrigo Maia pauta nesta sexta-feira (18) Medida Provisória que prorroga 13° salário do Bolsa-Família. Veja mais sobre o assunto

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mentiu ao responsabilizá-lo pelo não pagamento do 13° salário do Bolsa-Família em 2020.

Ele  foi acusado durante live semanal do presidente na quinta-feira (17) que transferiu a responsabilidade para o parlamentar em travar a análise da Medida Provisória que tratava do pagamento do 13° salário Bolsa-Família. “Não teve 13º porque o presidente da Câmara deixou a medida provisória caducar. Vai cobrar o presidente da Câmara”, disse Bolsonaro.

“O presidente Bolsonaro é mentiroso. Foi o governo que me pediu para não votar a MP [do 13º salário do Bolsa-Família]. Mas ele não se preocupe, porque na sexta nós estaremos votando a MP do auxílio emergencial e estaremos criando o 13º do Bolsa-Família. Já que o governo é a favor, vamos votar a criação do 13º do Bolsa Família na MP do auxílio emergencial”, disse Maia ao site Valor Econômico.

Votação será dentro da MP do Auxílio Emergencial

O parlamentar afirmou ainda que a decisão de não pautar a MP 898/2019 atendeu a um pedido do Poder Executivo, mas sinalizou que o pagamento será incluído na Medida Provisória 1000/2020, que trata da prorrogação do pagamento do auxílio emergencial até dezembro.

O deputado alertou que caberá ao presidente Bolsonaro pedir para que o Senado paute a MP 1000 na próxima semana. “Depois da aprovação, mandamos para o Senado e Bolsonaro, que tem boa relação com [Davi] Alcolumbre, combina com ele para votar segunda para poder sancionar na terça e pagar até o final do ano o 13º”, pontuou.

Equipe Econômica – 13° do Bolsa-Família

Para o governo, Maia está “retaliando” o presidente, após sua declaração, ao pautar a MP do 13° salário do Bolsa-Família. Como não há fonte de financiamento definida para o projeto, o governo quer retirar o tema da pauta e diz que não há acordo com partidos para votar na MP.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), disse que, como o relatório não está pronto e precisa estar disponível 24 horas antes.  Ele acredita que o item não será votado hoje – mas trabalha junto ao Planalto para que Maia tire da pauta de vez, temendo que a MP seja discutida somente na segunda-feira (21).

Sobre o relatório sobre o 13° salário do Bolsa-Família não estar disponível 24 horas antes da votação, Maia diz que ele é o presidente da Câmara e responsável pela articulação, e que conversa com os partidos que defendem e cobram a pauta.

13° salário Bolsa-Família - O que diz a oposição

Outra pauta que tem tirado o sono da equipe econômica do governo é a do Auxílio Emergencial. Ela tem sido uma cobrança de partidos de oposição que querem ampliar o benefício, hoje de R$ 300. Antes, as parcelas eram de R$ 600 e os partidos de esquerda querem retomar esse valor.

A preocupação da equipe econômica é que a votação da MP, incluindo o 13° do Bolsa-Família abra brecha para uma eventual prorrogação do auxílio em 2021.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes