Cadastro do Pix começa na segunda-feira; saiba como aderir

O cadastro do Pix é opcional. Correntistas deverão acessar o internet banking ou aplicativo da instituição financeira para ter a “chave Pix”.

O cadastro do Pix será liberado a partir de segunda-feira, 05 de setembro. Até então, havia somente a possibilidade de pré-cadastro nas principais instituições financeiras do país. Para isso, o cliente precisa ter uma conta corrente.

O novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas entrará em vigor no mês de novembro, segundo o Banco Central (BC). Sendo assim, cada cliente poderá cadastrar até cinco chaves associadas a uma conta bancária para usar o Pix.

Além disso, o BC anunciou que a nova modalidade de transferência bancária será gratuita para pessoas físicas e microempreendedores individuais.

Cadastro no Pix

Para realizar o cadastro no Pix, um pré-cadastro já deverá existir. Contudo, a adesão ao Pix é opcional. As demais modalidades de transferência eletrônica, TED e DOC, continuarão disponíveis.

Portanto, basta ter uma conta corrente, conta poupança ou carteira digitar para fazer o cadastro no Pix.  Assim, a operação será no aplicativo da instituição financeira e no internet banking do cliente, com a criação de uma "chave Pix". Com o recurso,  não é preciso dados de identificação de quem se pretende enviar o recurso financeiro.

Sendo assim, as chaves Pix  poderão ser usadas e cadastradas por:

  1. Número de CPF;
  2. CNPJ, se tiver;
  3. Endereço de e-mail;
  4. Número do telefone celular;
  5. EVP: uma sequência alfanumérica de 32 dígitos.  

Depois da geração do EVP, o banco deve notificar o cadastro do cliente ao Banco Central e, assim, um QR Code será disponível ao cliente. Com o código não há necessidade de informar o CPF, CNPJ, telefone ou e-mail para um desconhecido.

Em resumo, para realizar a transferência bastará informar a "chave Pix" do destinatário, sem outras informações adicionais. Os dados aparecerão de forma automática no momento da transação eletrônica, para conferência e confirmação da operação, assim como no TED ou DOC.

 

Receber e pagar

Os pagamentos instantâneos acontecerão 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa é a principal vantagem do Pix em relação a outras modalidades de transferência.

Sendo assim, o Banco Central aposta que o Pix seja “fácil, simples, intuitiva e rápida quanto realizar um pagamento com dinheiro em espécie."

Para isso, as transferências virtuais poderão ser realizadas de três formas diferentes:

  • utilização de chaves ou apelidos para a identificação da conta transacional, como o número do telefone celular, o CPF, o CNPJ ou um endereço de e-mail;
  •  QR Code, estático ou dinâmico;
  • tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação, como a tecnologia near-field communication (NFC).

Cadastro Pix - Operações

As transferências pelo Pix estarão disponíveis a partir do dia 3 de novembro, numa fase experimental. Nessa etapa, vai funcionar apenas para um número reduzido de clientes e em um horário limitado. Contudo, os critérios e nem quais usuários farão parte das operações na fase teste.

Por fim, o sistema será aberto para toda a população a partir de 16 de novembro.

Fonte Agência Brasil
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes