Calendário Auxílio Brasil: quem são os últimos a receber em 2021?

Benefício será pago até o dia 23 de dezembro

O Auxílio Brasil começou a ser pago em novembro às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza e, no dia 10 de dezembro, os beneficiários que faziam parte do extinto programa Bolsa Família começaram a receber a segunda parcela do novo benefício. Em função dos feriados de Natal e Ano Novo, no entanto, o calendário do Auxílio Brasil foi antecipado em alguns dias e todos os pagamentos serão feitos até o dia 23 de dezembro. Confira as datas e saiba quem são os últimos a receber o benefício em 2021.

Calendário do Auxílio Brasil termina no dia 23

A segunda parcela do Auxílio Brasil já está sendo paga para 14,5 milhões de brasileiros desde o dia 10 de dezembro. O calendário, que estava seguindo as mesmas datas do Bolsa Família, foi antecipado no mês de dezembro por conta dos feriados de Natal e Ano Novo. Os pagamentos são feitos de acordo com o número final do Número de Identificação Social (NIS) e liberados somente em dias úteis.

Sendo assim, o calendário do Auxílio Brasil ainda tem algumas datas de pagamento para este ano. A partir de segunda-feira, dia 20, o valor de R$ 400 será creditado para os últimos beneficiários que têm direito a receber o benefício em 2021. Os pagamentos serão feitos até a antevéspera do Natal, dia 23, contemplando quem tem NIS final 0. Confira como fica o calendário nos próximos dias:

Beneficiários com NIS final 7 – 20 de dezembro, segunda-feira

Beneficiários com NIS final 8 – 21 de dezembro, terça-feira

Beneficiários com NIS final 9 – 22 de dezembro, quarta-feira

Beneficiários com NIS final 0 – 23 de dezembro, quinta-feira

Quem tem direito ao benefício?

Auxílio
Famílias de baixa renda têm direito ao benefício. Foto: reprodução/marcello casal jr. /agência brasil

Para receber o Auxílio Brasil, é preciso seguir algumas regras. O benefício é destinado a famílias em situação de extrema pobreza (com renda per capita de até $100) e de pobreza (renda até $200 por pessoa). Também é preciso comprovar frequência escolar dos membros familiares com idade de até 21 anos, esquema vacinal completo das crianças com menos de 7 anos e acompanhamento pré-natal, se houver alguma gestante na família.

Além disso, a família deve estar no CadÚnico. Porém quem recebia o Bolsa Família foi automaticamente transferido para o Auxílio Brasil. Para saber a situação cadastral, a consulta pode ser feita pelo site, pelo aplicativo do CadÚnico para celular ou pelo telefone 0800 707 2003 (ligação gratuita). Se o cadastro tiver que ser atualizado, o responsável familiar deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Como vai ficar o Auxílio Brasil em 2022?

Em 2022, o Governo Federal pretende ampliar o pagamento do Auxílio Brasil, chegando a 17 milhões de pessoas beneficiadas. Nesta semana, o Congresso promulgou a PEC dos Precatórios, que abre caminho para a continuação do benefício no próximo ano e para a ampliação do número de beneficiários. No entanto, o calendário e outros detalhes do Auxílio Brasil para janeiro ainda não foram divulgados pelo governo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes