Cálculo de rescisão 2020: entenda como funciona

Para o cálculo da rescisão se deve verificar valor dos benefícios que tem direito e somá-los para obter o resultado total.

A rescisão do contrato de trabalho é a maneira de formalizar o fim da relação entre empregado e empregador. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o funcionário deve receber valores rescisórios ao sair da empresa. Ademais, o cálculo pode variar a depender da situação que ocorreu o desligamento. Veja alguns casos:

  • Demissão sem justa causa: ocorre quando o patrão demite seu funcionário sem motivo grave, sendo assim ele deve receber todos os benefícios previstos. São eles: saldo salário, férias vencidas e férias proporcionais, 13º salário proporcional, aviso prévio e multa rescisória sobre 40% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
  • Demissão por justa causa: nesse caso o funcionário é demitido por cometer ato faltoso que justifique essa ação, de acordo com as regras da CLT. Não há obrigação do empregador pagar a multa do FGTS, aviso prévio e férias proporcionais.
  • Pedido de demissão: quando o empregado pede demissão ele tem direito a receber salário, férias, férias vencidas e 13º salário proporcional. Caso ele não cumpra o aviso prévio, a empresa pode descontar esse valor das verbas rescisórias.
  • Rescisão indireta: ocorre quando a empresa comete falta grave com o empregado, como negar seus direitos trabalhistas. Caso haja comprovação, o funcionário deve receber todos os benefícios previstos em lei.
  • Rescisão por comum acordo: nesse tipo o empregado e a empresa entram em um acordo para que ele receba o saldo salário, férias vencidas, férias proporcionais, 13º salário proporcional, aviso prévio com 50% do valor em caso de aviso indenizado e 20% de multa sobre o saldo do FGTS. Dessa forma, não há direito ao seguro-desemprego e se pode sacar 80% do saldo do FGTS.

Como calcular a rescisão?

Em seguida, é necessário calcular o valor dos benefícios que tem direito e somá-los para obter o resultado total das verbas rescisórias. Também é necessário subtrair os valores que devem ser descontados, por responsabilidade do empregador. Como é o caso das contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e o FGTS que se devee recolher sobre as férias rescisórias.

Para o cálculo de rescisão deve se levar em consideração o saldo de salário. Para isso, basta dividir o salário base por 30 e depois multiplicar pelos dias que foram trabalhados no mês da rescisão do contrato.

Então, para verificar o valor das férias vencidas é preciso somar a remuneração mensal e os valores agregados, como as horas extras, e dividir por 30. Feito isso, deve-se multiplicar pelo número de dias de férias restantes.  Deve-se ainda somar ⅓ do valor do salário. Ao passo que, para obter o valor das férias proporcionais é necessário dividir os meses trabalhados por 12, e relacionar ao valor das férias.

Além disso, no cálculo de rescisão está incluído o 13º salário proporcional. Para ter esse valor, basta dividir o salário mensal por 12 e depois multiplicar pelo número de meses trabalhados no ano da rescisão.

Quando ocorre o aviso prévio indenizado as contas podem variar de acordo com o tempo que o funcionário prestou serviços para a empresa. Nota-se que para cada ano trabalhado se acrescenta três dias ao cálculo. Dessa maneira, quem trabalhou um ano a multa deve ser equivalente ao valor de 33 dias de trabalho.

A saber, para calcular a multa do FGTS se deve multiplicar o salta total por 0,4 (40%). Nota-se, que a contribuição mensal ao fundo equivale a 8% do salário do trabalhador.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes