Cartão Cidadão: saiba como fazer o documento para receber benefícios

O cartão é feito para o recebimento de benefícios. Ele também possibilita ver os rendimentos de abono salarial e PIS, além das parcelas relativas ao seguro desemprego

O Cartão Cidadão é um documento que facilita o acesso a serviços e benefícios sociais e trabalhistas. Portanto, pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal. A ferramenta, então, foi criada pelo Governo Federal, e pode ser emitida pela maioria dos trabalhadores brasileiros.

 

O que é Cartão Cidadão?

O cartão é feito para o recebimento de benefícios. Além disso, também possibilita ver os rendimentos de abono salarial e PIS, além das parcelas relativas ao seguro desemprego. Nele, é possível consultar os benefícios:

  • Sacar valores de benefícios sociais;
  • Imprimir extrato de FGTS;
  • Sacar valores do Bolsa Família;
  • Sacar parcelas de seguro desemprego;
  • Consultar saldos;
  • Abono salarial e PIS;
  • Sacar valores de outros programas sociais do Governo Federal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O banco estatal é o responsável por administrar e gerenciar as contas dos cartões, e permite o saque de benefícios. Entretanto, trabalhadores que já possuem uma conta Caixa, não precisam do cartão. Eles podem receber o benefício diretamente na conta.

 

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Em suma, pode solicitar o cartão cidadão aqueles que possuem algum benefício social ou trabalhista disponível para saque. O trabalhador pode pedir o seu Cartão Cidadão em qualquer agência da Caixa ou pelo telefone 0800-726-0207. Para isso, é importante ter o número do Número de Identificação Social (NIS) em mãos.  Dessa maneira, após recebê-lo é preciso fazer a Senha Cidadã. Em suma, é preciso levar os documentos:

  • NIS, Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou PIS/Pasep;
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência.

Assim, o cartão deve ser entregue na casa da pessoa cerca de 15 dias após a solicitação ou em uma agência. Dessa forma, o trabalhador deve fazer a Senha Cidadã, que pode ser feita em uma agência da Caixa ou lotérica. Assim, precisa ter em mãos o termo de responsabilidade baixado no site da Caixa e documento com foto.

 

Como consultar o saldo?

Por fim, os beneficiários podem consultar o saldo presencialmente ou online, através do site da Caixa. Pessoalmente, basta ir até uma agência com um documento original com foto. Já online, entretanto, o trabalhador deve:

  1. Fazer cadastro e criar sua conta no site da Caixa;
  2. Caso tenha cadastro, acesse sua conta preenchendo os campos indicados;
  3. Clique na opção “Consultar saldo cartão cidadão“.

 

Leia também:

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes