Cartão Cidadão: saiba como fazer o documento para receber benefícios

O cartão é feito para o recebimento de benefícios. Ele também possibilita ver os rendimentos de abono salarial e PIS, além das parcelas relativas ao seguro desemprego

O Cartão Cidadão é um documento que facilita o acesso a serviços e benefícios sociais e trabalhistas. Portanto, pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal. A ferramenta, então, foi criada pelo Governo Federal, e pode ser emitida pela maioria dos trabalhadores brasileiros.

 

O que é Cartão Cidadão?

O cartão é feito para o recebimento de benefícios. Além disso, também possibilita ver os rendimentos de abono salarial e PIS, além das parcelas relativas ao seguro desemprego. Nele, é possível consultar os benefícios:

  • Sacar valores de benefícios sociais;
  • Imprimir extrato de FGTS;
  • Sacar valores do Bolsa Família;
  • Sacar parcelas de seguro desemprego;
  • Consultar saldos;
  • Abono salarial e PIS;
  • Sacar valores de outros programas sociais do Governo Federal.

O banco estatal é o responsável por administrar e gerenciar as contas dos cartões, e permite o saque de benefícios. Entretanto, trabalhadores que já possuem uma conta Caixa, não precisam do cartão. Eles podem receber o benefício diretamente na conta.

 

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Em suma, pode solicitar o cartão cidadão aqueles que possuem algum benefício social ou trabalhista disponível para saque. O trabalhador pode pedir o seu Cartão Cidadão em qualquer agência da Caixa ou pelo telefone 0800-726-0207. Para isso, é importante ter o número do Número de Identificação Social (NIS) em mãos.  Dessa maneira, após recebê-lo é preciso fazer a Senha Cidadã. Em suma, é preciso levar os documentos:

  • NIS, Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou PIS/Pasep;
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência.

Assim, o cartão deve ser entregue na casa da pessoa cerca de 15 dias após a solicitação ou em uma agência. Dessa forma, o trabalhador deve fazer a Senha Cidadã, que pode ser feita em uma agência da Caixa ou lotérica. Assim, precisa ter em mãos o termo de responsabilidade baixado no site da Caixa e documento com foto.

 

Como consultar o saldo?

Por fim, os beneficiários podem consultar o saldo presencialmente ou online, através do site da Caixa. Pessoalmente, basta ir até uma agência com um documento original com foto. Já online, entretanto, o trabalhador deve:

  1. Fazer cadastro e criar sua conta no site da Caixa;
  2. Caso tenha cadastro, acesse sua conta preenchendo os campos indicados;
  3. Clique na opção "Consultar saldo cartão cidadão".

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes