O que fazer se a carteira de trabalho for perdida ou roubada?

Trabalhadores devem prestar boletim de ocorrência e pedir um novo documento a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego

Aqueles que perderam ou tiveram a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) roubada podem pedir um novo documento. Entretanto, o processo envolve algumas burocracias e o trabalhador pode ter problemas para recuperar seus registros profissionais anteriores. Em suma, para conseguir uma segunda via do documento será preciso:

  1. Ir até uma delegacia e solicitar um boletim de ocorrência;
  2. Pedir um novo documento Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, ou em um dos Pontos de Atendimento ao Trabalhador, da cidade onde reside, com documentos em mãos.

 

O que fazer se perder ou tiver a carteira de trabalho roubada?

Dessa maneira, o primeiro passo para quem teve a carteira de trabalho perdida ou roubada é ir em uma delegacia de polícia e prestar um Boletim de Ocorrência. Então, é preciso solicitar uma nova via do documento, que pode ser feito na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da cidade ou em pontos de atendimento ao trabalhador, que podem estar nas Regiões Administrativas dos bairros ou em sindicatos.

 

Como pedir segunda via?

A solicitação do novo documento deve ser feita à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sua cidade. Além disso, também pode ser feito nos Pontos de Atendimento ao Trabalhador, algumas prefeituras do interior e sindicatos. Para isso, portanto, é necessário levar os seguintes documentos:

  • Boletim de ocorrência;
  • uma foto 3x4 recente (com fundo branco);
  • certidão de casamento, de nascimento ou identidade;
  • documento que comprove o número da carteira de trabalho perdida;
  • cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC da empresa;
  • termo de rescisão do contrato de trabalho homologado pelo sindicato de classe, ou Ministério do Trabalho e Emprego ou Ministério Público ou Defensoria Pública ou juiz de paz.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a solicitação da segunda via também pode ser feita em outros dois casos:

  • Continuação: feira mediante a constatação de que pelo menos um dos campos da carteira teve preenchimento completo. Neste caso, o trabalhador deverá apresentar, além da foto e do documento de identificação, a carteira de trabalho anterior.
  • Danificação: falta de fotografia, rasura, ausência de página ou qualquer situação que impossibilite a utilização normal da carteira. Neste caso, basta ir à superintendência (ou aos pontos alternativos listados acima), levando os mesmos documentos pedidos no caso da perda ou do roubo.

 

Como recuperar o registro das experiências profissionais?

Para recuperar os registros anteriores após ter a carteira de trabalho perdida ou roubada, o trabalhador deve ter em mãos uma nova carteira de trabalho. Assim, é necessário solicitar à Superintendência Regional o histórico que os antigos empregadores lançaram no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged e na Relação Anual de Informações Sociais – Rais, que são os sistemas de informação trabalhistas vinculados ao extinto Ministério do Trabalho e Emprego. Entretanto, o órgão só possui esses dados a partir de 1976 e nem sempre os empregadores enviam ao Ministério do Trabalho e Emprego as informações solicitadas.

Nesses casos, então, o trabalhador pode procurar o departamento de Recursos Humanos das empresas onde já prestou serviço e pedir que o repasse das informações trabalhistas sejam feitos à nova CTPS. Nesta declaração, devem conter todos os seus dados: nome, RG, CPF, número do PIS e da antiga carteira profissional, período trabalhado na empresa e o valor do último salário. Caso a empresa tenha decretado falência ou encerrado suas atividades, o empregado deve pedir auxílio à Junta Comercial, à Superintendência ou à Justiça do Trabalho.

 

Leia também:

O trabalhador tem direitos mesmo sem carteira de trabalho? veja

Carteira de Trabalho Digital: veja como funciona e como solicitar

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes