CLT: 5 leis trabalhistas que toda empresa precisa conhecer

As leis trabalhistas tiveram alterações com a Reforma Trabalhista de 2019. As principais mudanças estão na jornada de trabalho e remuneração.

As leis trabalhistas garantem direitos e deveres do trabalhador, mas também da empresa, para o exercício do trabalho no Brasil. Sendo assim, com a reforma trabalhistas algumas regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tiveram alteração.

Contudo, nem todos os direitos sofrem flexibilização. Ao todos, mais de 100 regras mudaram. Com a Reforma Trabalhista, podem ser feitos acordos coletivos sobre banco de horas, regras para o trabalho em casa e flexibilização da jornada de trabalho, entre outras mudanças.

Sendo assim confira 5 alterações importantes e que toda empresa, mas também trabalhador, precisa saber.

Trabalho em casa

O home office, que significa trabalho em casa,  tem regras para a contratação e atuação, aplicadas com a Reforma Trabalhista.

Uma delas é que não existe controle de jornada do trabalho em casa, ou também teletrabalho. Sendo assim, o salário pode corresponder às tarefas entregues.

Além disso, o empregador deve especificar as atividades do trabalho e a forma de contato entre empresa e empregado no contrato. Mas também, quem é o responsável pelas despesas e equipamentos para a função, ou seja, se cabe à empresa fornecer ou o trabalhador ter materiais próprios.

Sendo assim, mesmo que o trabalho seja executado dentro da residência do colaborador, direitos como licença-maternidade e aposentadoria continuam valendo. Os benefícios trabalhistas equivalem aos trabalhos em ambiente físico da empresa, já que o regime de contrato é o mesmo, o CLT.

 

Trabalho intermitente

O trabalho intermitente também foi integrado nas leis trabalhistas. Dessa forma, o trabalho esporádico que ocorre em eventuais dias e horários, conforme a vontade e necessidade do empregador, com remuneração por hora de serviço.

Sendo assim, o trabalhador tem pagamento conforme as horas trabalhadas, o chamado salário-hora. Portanto,a jornada precisa ser informada ao trabalhador com três dias de antecedência, no mínimo.

Além disso, o profissional tem direito a férias remuneradas ou proporcionais, 13º salário, FGTS e contribuição ao INSS.

 

Leis trabalhistas - Direitos Previdenciários

As leis trabalhistas alteraram alguns direitos do trabalhador, em especial nos casos de demissão. As novas regras possibilitam a rescisão do contrato de trabalho por comum acordo.

Sendo assim, nos casos de comum acordo, o trabalhador não terá direito ao seguro-desemprego. Além disso, o recebimento de apenas metade período de aviso prévio e multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Mas também, o tempo de descanso tem negociação entre empresa e empregado e as férias com divisão em três períodos, desde que um deles tenha 15 dias, no mínimo.

Além disso, o 13º salário segue sem alterações, já que é direito irrevogável do trabalhador.

Leis trabalhistas - Banco de Horas

O banco de horas torna-se legal com a Reforma Trabalhista. Ainda que muitas empresas já possuíam a política do banco de horas, ela não fazia parte das leis trabalhistas. No entanto, agora terá negociação entre os trabalhadores, mas com regras:

  • A compensação de horas extras como folgas de jornada deve acontecer em até seis meses;
  • Contudo, se a folga acontecer fora do prazo, as horas extras terão pagamento com acréscimo de 50%.

 

Mudanças na jornada de trabalho

Com as novas leis trabalhista há permissão para jornada diária de 12 horas de trabalho, com 36 horas de descanso. Sendo assim, o máximo de horas semanais fica entre 44 horas ou 48 horas contando as horas extras. Assim, resultando em 220 horas mensais de jornada de trabalho.

Além disso, o período de locomoção entre empresa e trabalho não terá mais contabilização como horário de trabalho, o que acontecia quando o transporte era responsabilidade da empresa. Mas também, horas de lanche, higiene pessoas, período de descanso não fazem mais parte da jornada de trabalho. Ou seja, não terão remuneração.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes