PIS: como consultar o benefício pelo CPF?

Abono salarial pode ser consultado pela internet, utilizando o CPF, através do site Meu INSS e Caixa Econômica Federal

O abono salarial do PIS é um benefício ao trabalhador de carteira assinada e de baixa renda, e pode ser consultado de diversas maneiras. Para aqueles que desejam acessar de maneira simplificada, é possível consultar o PIS através do CPF. Confira:

 

Quem tem direito ao PIS?

Em suma, o PIS (Programa de Integração Social) é voltado para os trabalhadores de empresas privadas, com carteira assinada nos últimos 12 meses e tiveram rendimento máximo de até dois salários mínimos. Assim, podem receber aqueles que:

  • Trabalharam pelo menos 30 dias de carteira assinada durante o ano de validação do pagamento;
  • Ter carteira de trabalho registrada e estar inclusa dentro do abono salarial há ao menos 5 anos – prazo de carência básico para conseguir o benefício;
  • Além disso, ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

 

Como consultar o PIS pelo CPF?

O PIS libera os pagamentos a partir do calendário do programa, que pode ser encontrado e qualquer agência da Caixa Econômica Federal e lotéricas. Para aqueles que desejam consultar a situação a partir do CPF, existem duas maneiras principais: a partir do site da Caixa ou do Meu INSS.

 

1. Meu INSS

A ferramenta Meu INSS é responsável por centralizar diversos serviços. Entre eles está a consulta do PIS através do número de CPF e conferir o tempo de contribuição. Confira os passos:

- PUBLICIDADE -

  1. Em primeiro lugar, acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em Entrar (no canto superior direito);
  3. Selecione Cadastre-se;
  4. Então, preencha os dados solicitados (CPF, nome completo, e-mail, celular);
  5. Clique em Continuar;
  6. Anote a senha que o sistema vai criar para você;
  7. Informe, portanto, seu CPF e a senha;
  8. Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
  9. Acesse novamente, desta vez com a sua senha.

 

2. Caixa Econômica

Leia também

Descubra como sacar o FGTS rescisão pelo aplicativo

Saiba como pedir a antecipação do saque-aniversário do FGTS

Você encontrará as informações de usuário no canto superior direito, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Trabalhadores baixa renda de empresas privadas podem consultar o saldo de seu PIS no site da Caixa Econômica Federal. Veja:

  1. Acesse a aba “PIS” no site da Caixa;
  2. Clique em “Consultar Pagamento”;
  3. Faça o login, informando o email, número do NIS ou do CPF;
  4. Digite a senha.

Assim, o trabalhador pode consultar se têm direito ao benefício e qual o saldo disponível. Outra forma de consulta digital é através do aplicativo Caixa Trabalhador. Ao efetuar o login, basta buscar por Abono salarial e clicar em “Exercício Vigente”.

 

Onde encontrar o número do PIS?

O PIS e o NIS (Número de Identificação Social) possuem o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso têm diferentes nomenclaturas. O NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

O número é o mesmo quando houver registro de assinatura em Carteira Profissional. Dessa forma, também é possível saber o número do PIS ao consultar documentos que possuem o NIS. Alguns deles são:

- PUBLICIDADE -

  • CadÚnico: beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, e usuário do aplicativo Cadastro Único ou site (meucadunico.cidadania.gov.br), e descobrir o número do seu NIS usando só o seu CPF e outros dados pessoais para conferência.
  • Cartão Cidadão: o número do NIS pode ser encontrado na parte frontal do Cartão Cidadão. Assim, note que a sequência numérica do NIS não inclui os dois dígitos do cartão no final (mais afastados).
  • Carteira de Trabalho: o número é a primeira que está disponível no topo da página inicial (que tem a foto). Nas versões antigas do documento impresso, geralmente, essa informação ficava em um cartão anexo à carteira de trabalho. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) também pode ser feita e consultada pela internet, usando os aplicativos oficiais ou pelo link servicos.mte.gov.br.
  • Extrato do FGTS: assim como a Carteira de Trabalho Digital, é possível descobrir o número do NIS/PIS apenas com o CPF em mãos, mesmo sem a sua CTPS.

Outras maneiras para encontrar o número são: através do Cnis e pelo portal Meu INSS.

 

Leia também:

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Telefone INSS: veja qual o número e como funciona o atendimento

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes