Como aderir ao saque-aniversário para receber o FGTS em 2021?

Essa modalidade de saque permite ao trabalhador receber uma parte do seu FGTS anualmente, no mês do seu aniversário

Anualmente, os trabalhadores podem sacar uma parte do seu Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço, mas ainda existem dúvidas sobre como aderir ao saque-aniversário para receber o FGTS ainda este ano. A adesão à esta modalidade disponibilizada pela Caixa Econômica Federal é opcional, e a quantia a ser recebida varia conforme o valor que está disponível na conta do trabalhador.

Quem tem direito ao saque-aniversário 2021?

Todos os trabalhadores que exercem atividades no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ou seja, que atuam em atividade profissional com carteira assinada podem aderir ao saque-aniversário. Mas é preciso comunicar à Caixa Econômica Federal o interesse em receber os valores anualmente.

Caso contrário, o saque somente poderá ser feito nas situações previstas em lei, como por exemplo, em caso de demissão sem justa causa ou para a aquisição de casa própria. Sendo assim, em 2021, ainda tem direito ao saque-aniversário os trabalhadores nascidos entre os meses de agosto e dezembro, basta ter feito a adesão dentro do prazo estabelecido pela Caixa. Os demais trabalhadores (nascidos entre janeiro e julho) somente poderão receber o FGTS em 2022.

Relacionado | FGTS: veja as situações que permitem o saque mesmo sem demissão

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Para fazer adesão ao saque-aniversário, é bastante simples. Todo procedimento pode ser realizado pela internet. Isso porque a Caixa Econômica Federal disponibiliza as seguintes opções para o trabalhador:

    aplicativo FGTS; site da caixa.gov.br;

Essas plataformas também possibilitam que o trabalhador acesse o atual saldo e faça uma simulação para saber qual valor poderá receber em 2021. Então, veja a seguir o passo a passo para ser incluído no saque-aniversário:

Adesão ao saque-aniversário do FGTS pelo aplicativo

Se você escolher esta opção, é necessário instalar o aplicativo em seu celular. O sistema está disponível para android ou iOS. Depois, siga os passos:

>> informe seu login e senha, mas se ainda não tiver cadastro registre seus dados;

>> clique em "entrar";

>> busque pela opção “Meu FGTS”;

Saque-aniversário fgts

>> escolha a modalidade “Saque-aniversário do FGTS”;

>> leia os termos e condições do saque-aniversário;

>> clique em “concordo”;

>> clique em “aderir Saque-aniversário”;

Adesão ao saque-aniversário do FGTS pelo site da Caixa

Quem preferir pode aderir ao saque-aniversário do FGTS para receber em 2021, através do site da Caixa Econômica Federal. A diferença é que está sendo exigido o acesso às funcionalidades do saque-aniversário via internet através de um certificado digital ICP-Brasil.

Saque aniversário fgts

Esse documento é emitido por qualquer autoridade Certificadora credenciada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Depois, siga o passo a passo:

>> clique em Meu FGTS

>> escolha a opção saque aniversário;

>> leia os termos da modalidade;

>> finalize clicando em “aderir”;

Qual o prazo para aderir o saque aniversário em 2021?

Os trabalhadores que desejam receber o FGTS ainda este ano, devem fazer a adesão ao saque-aniversário até o último dia do seu mês de aniversário. Portanto, somente podem aderir em 2021, os seguintes cidadãos:

NASCIDOS EM OUTUBRO

  • Início do pagamento:  1º de outubro de 2021;
  • Prazo para fazer a adesão: 31 de outubro de 2021;

NASCIDOS EM NOVEMBRO

  • Início do pagamento:  1º de novembro de 2021;
  • Prazo para fazer a adesão: 30 de novembro de 2021;

NASCIDOS EM DEZEMBRO

  • Início do pagamento:  1º de dezembro de 2021;
  • Prazo para fazer a adesão: 31 de dezembro de 2021;

Vale ressaltar que, se o trabalhador fizer a solicitação após esse prazo terá o direito de sacar o dinheiro apenas no próximo ano. Além disso, quem aderir à modalidade mas desistir, deverá aguardar o prazo de 25 meses para retornar à modalidade saque-rescisão que ocorre quando o trabalhador é demitido sem justa causa.

LEIA TAMBÉM | Descubra como cancelar o saque-aniversário do FGTS

Como saber se vou receber saque aniversário 2021?

A consulta da liberação do dinheiro também é feita no site da Caixa ou no aplicativo FGTS. Através dessas plataformas, o trabalhador pode acompanhar a liberação do dinheiro, a data em que poderá sacar o FGTS e onde o valor será depositado.

Por isso, ao fazer a adesão ao saque-aniversário não se esqueça de informar uma conta bancária para receber o valor. Aqueles que preferirem também podem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ligando para o número 0800 724 2019, ou ir até a agência mais próxima e solicitar informações sobre seu saldo e o saque-aniversário 2021.

Para os trabalhadores que são clientes da instituição financeira está disponível o acesso ao extrato do FGTS através do internet banking. Assim, é possível conferir se você estará entre os cidadãos que terão acesso aos pagamentos finais deste ano que acontecerão nas seguintes datas:

NASCIDOS EM AGOSTO: podem sacar até 31 de outubro de 2021;

NASCIDOS EM SETEMBRO: podem sacar até 30 de novembro de 2021;

NASCIDOS EM OUTUBRO: podem sacar até 31 de dezembro de 2021;

NASCIDOS EM NOVEMBRO: podem sacar até 31 de janeiro de 2022;

NASCIDOS EM DEZEMBRO: podem sacar até 28 de fevereiro de 2022.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes