Confira 8 dicas para aumentar seu score de crédito

Se o score está baixo, limpar o nome e pagar dívidas em atraso são passos importantes

Em uma escala de 0 a 1000, quanto mais baixa a pontuação, pior o score. E aí você pode encontrar dificuldades ao pedir empréstimo, fazer compras parceladas e outras atividades.

Se você não anda conseguindo crédito no mercado e está difícil fazer parcelamentos ou pegar emprestado, a culpa pode ser do seu score. A pontuação que é atribuída a cada cidadão leva em conta hábitos de pagamentos e relacionamento com o mercado. Ou seja, se você é um bom pagador, provavelmente tem um score mais alto. Mas se está com o nome sujo, seu score deve estar baixo. Mas como aumentar o score de crédito?

Primeiramente, é importante conhecer como está o seu score de crédito hoje. Para isso, basta entrar no site do Serasa Score, por exemplo, ou no do Boa Vista SCPC e fazer a consulta online. A pontuação vai de 0 a 1000 pontos e considera pontos como idade e renda, histórico de dívidas e pagamentos de contas na data certa. Quanto menor a pontuação, menor o score de crédito.

 

1º ponto para aumentar o score de crédito é limpar o nome

 

Pois bem, se você consultou o seu score e percebeu que ele está lá embaixo na escala da pontuação, vale a pena começar a fazer um esforço para resolver a situação. E o primeiro ponto para aumentar seu score de crédito é limpar o nome, caso esteja sujo. 

Atualmente, é muito fácil negociar dívidas pela internet. Muitas fintechs atuam como intermediárias entre as empresas e quem está devendo, não é nem necessário falar com alguém para conseguir propostas. Portanto, se foi impossível pagar alguma conta em alguma situação, não se preocupe, dá para negociar e começar a colocar o nome em dia de novo. 

Depois, comece a quitar as dívidas em atraso. Se o nome ainda não está sujo, mas você está cheio de parcelamentos atrasados, comece a colocá-los em ordem de acordo com a prioridade. Sempre vale a pena, inclusive, trocar dívidas mais caras por mais baratas. Por exemplo, se você deve para o cartão, cheque a possibilidade de pegar um empréstimo pessoal e quitar essa dívida, que costuma ter juros bem mais altos. É importante dizer que quem paga as contas em dia costuma ser bem visto no mercado.

Aumentar o score de crédito
Imagem: reprodução / unsplash

Outras dicas importantes

 

Para aumentar seu score de crédito, também é importante manter seus dados cadastrais atualizados para que o mercado entenda que você não vai “desaparecer”. Do mesmo modo, ter contas e investimentos em instituições financeiras também serve de referência para o mercado. Além disso, se a sua situação financeira está equilibrada, mas seu score ainda está ruim, vale a pena avaliar se você consegue pagar adiantado algumas dívidas. 

Finalmente, é importante lembrar que é preciso ter cuidado ao ceder o nome para financiamentos, compras em geral ou empréstimos em nomes de terceiros. Muitas vezes você quer ajudar, mas acaba ficando com o nome sujo no mercado se a pessoa não pagar. E aí, não tem muito jeito, terá que resolver a situação para aumentar seu score de crédito novamente!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes