Como consultar a 6 parcela do Auxílio Emergencial no Dataprev

Veja como usar o CPF para saber se a 6 parcela do Auxílio Emergencial 2021 foi aprovado ou continua em análise no Dataprev

A Caixa Econômica Federal dará início ao pagamento da sexta parcela do auxílio emergencial 2021 ainda nesta semana, na sexta-feira, 17 de setembro. Será o pagamento de número 6 realizado pelo benefício, a pesar disso, a consulta do auxílio emergencial sobre a situação do benefício já pode ser feita por meio da plataforma de dados Dataprev, com uso do CPF. 

O processo informa se o auxílio foi aprovado, se o valor foi debitado na conta digital do beneficiário e se já foi sacado e pode servir como um monitoramento do benefício por parte dos cidadãos. 

Por meio do portal de consulta do Dataprev (https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta) o usuário consulta em tempo real o andamento da liberação das próximas parcelas do auxílio emergencial.

Consulta da 6 parcela do Auxílio Emergencial com o CPF

Fazer consulta do auxílio emergencial 2021 com o cpf

>> Ao acessar o site, o usuário irá visualizar uma tabela com a solicitação dos dados necessários para fazer a consulta do Auxílio Emergencial 2021
>> Serão solicitados, apenas, os seguintes dados:

  • CPF
  • Nome Completo
  • Nome da Mãe
  • Data de Nascimento 

>> Depois de informar corretamente os dados, basta que o usuário selecione a caixa de verificação “Não sou um robô" e clique em enviar
>> Com o envio, o Dataprev irá consultar na base de dados as informações correspondentes ao CPF e nome informado
>> Para quem estava com o benefício “em análise”, o sistema de consulta funciona da mesma forma. Assim, caso ao consultar, o cidadão identifique que o auxílio foi “aprovado”, este passará a receber o benefício no calendário vigente de acordo com o grupo em que se encaixa.

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Até quando haverá pagamento do Auxílio Emergencial?

O depósito do valor do benefício que varia entre R$ 150 e R$ 350 será feito por mais dois meses apenas quem já recebia o auxílio, já que não foram abertas inscrições para novos pedidos de recebimento do benefício. 

Assim, o Auxílio Emergencial de 2021 termina no mês de Outubro, após o pagamento da sexta e sétima parcela do benefício. Trabalhadores do público geral e inscritos no Bolsa Família receberão o valor das próximas parcelas conforme calendários específicos para cada grupo, cuja situação também é informada na consulta do auxílio emergencial pelo Dataprev. 

Para beneficiários do Bolsa Família, o depósito segue cronograma de pagamento preexistente do programa social e se guia pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS), dando direito ao saque imediato do valor logo após o recebimento do depósito.

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Demais aprovados no Auxílio, recebem também de forma escalonada, mas com base no mês de aniversário. Para o público geral, a liberação do saque em espécie é concedida gradualmente cerca de duas semanas após o pagamento. Além disso, a consulta do auxílio emergencial também mostra até quando o benefício será pago.

Como contestar a 6 parcela do Auxílio Emergencial?

O Ministério da Cidadania tem feito um pente fino mensal nos cadastros de quem recebe auxílio como forma de garantir que apenas quem atende a todos os requisitos do programa esteja recebendo o valor. Assim, ao suspeitar de algum indicio de fraude ou inconsistência cadastral, o governo está bloqueando o pagamento da conta associada a tal cadastro de forma imediata.

Assim, somente os beneficiários que tiverem pagamentos cancelados durante essas avaliações mensais poderão recorrer da decisão e contestar o bloqueio do benefício. Um dos critérios adotados pelo Dataprev é de que para realizar o questionamento do bloqueio o beneficiário precisa solicitar alguma atualização na base dados que eventualmente possa estar equivocado.

Por exemplo, caso o benefício tenha sido suspenso diante do encontro de um vínculo formal de trabalho da pessoa que recebia o auxílio emergencial, mas tal vínculo não seja reconhecido pelo beneficiário do auxílio. Neste caso, caberá contestação, já que ela está associada a um equívoco no cadastro do beneficiário em questão.

Desde o começo do processo de reavaliação dos cadastros, ainda no começo deste ano, o Ministério da Cidadania tem divulgado um período mensal para receber os pedidos de contestação. Com relação ao mês de setembro, porém, esse período ainda não foi aberto.

As contestações podem ser feitas por meio do Dataprev, logo após o usuário consultar a situação do benefício, caso apareça como "inelegível", mesmo tendo recebido outras parcelas do pagamento, o cidadão será apresentado a uma opção de "contestar" e poderá fazer realizar o procedimento após reconfirmar os dados pessoais na plataforma.

Acompanhe tudo sobre o Auxílio Emergencial no DCI

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