Copom eleva Selic em 0,75 ponto, para 3,5% ao ano

Tamanho do reajuste era a aposta de maior consenso entre economistas e analistas do mercado financeiro

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou, nesta quarta-feira, 5, por unanimidade, a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto porcentual, que passa dos atuais 2,75% ao ano para 3,25% ao ano, até 16 de junho, data da próxima reunião do comitê. A alta veio em linha com a expectativa da maioria de economistas e analistas do mercado financeiro.

Uma nova alta e na proporção que veio era esperada a partir da sinalização dada pelo Banco Central em seu último comunicado após a reunião e março.  À época, o Comitê indicou que deveria voltar a elevar em 75 pontos-base a Selic devido à preocupação com o cumprimento da meta de  inflação assim como com os riscos fiscais. Também na ata do encontro em março, o Copom justificou a elevação da Selic com a preocupação em relação à continuidade da alta no preço das commodities internacionais em moeda local, e que afetam a inflação doméstica

Também explicou que, a despeito da pressão inflacionária de curto prazo se mostrar mais forte e persistente do que o esperado,  o Comitê mantém o diagnóstico de que os choques atuais são temporários, mas ainda assim o momento exige atenção quanto à sua evolução. No mesmo documento, o banco ressaltou que apesar de continuar observando as projeções para a inflação e a evolução da atividade econômica, na reunião de maio, a menos que houvesse uma mudança significativa nas projeções de inflação ou no balanço de riscos, o Comitê antevia, sim, a continuação do processo de normalização parcial do estímulo monetário com outro ajuste da mesma magnitude.

A alta de hoje na Selic é a segunda em seis anos. A última vez que a instituição elevou a taxa foi em 2015, quando a Selic passou de 13,75% para 14,25% ao ano. Em  agosto de 2020, a taxa caiu para 2,00% ao ano, menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, iniciada em 1986. Também por causa da inflação em aceleração o mercado financeiro passou a projetar uma alta maior da Selic para 2021. No boletim Focus do Banco Central divulgado na segunda-feira, 3, a Selic era estimada em 5,50% ao ano para este ano. Para 2002, a previsão é ainda maior, de 6,25% ao ano.

 

Selic: guia completo de como a taxa influencia sua vida e investimentos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes