Cota do PIS: quem tem direito ao resgate em 2022

Com a extinção do Fundo PIS/PASEP, os saldos dos trabalhadores foram transferidas para o FGTS o que alterou a forma de saque

As cotas do PIS ainda estão disponíveis para saque junto à Caixa Econômica Federal. Esse pagamento se trata do saldo que está acumulado nas contas dos cidadãos cadastrados no PIS ou PASEP, e que fizeram contribuições à este fundo entre 1971 e 1988. Diante disso, veja a seguir tudo sobre a cota do PIS quem tem direito de receber. 

Quem tem direito a Cota do PIS

Quem tem direito a cota do PIS são trabalhadores que possuíram carteira assinada no período de 1971 a 04/10/1988. Caso o cotista não tenha realizado o saque de Cotas, ele deve atentar para o calendário, que prevê o saque do saldo para todos os participantes.

Em resumo, a cota do Pis é o saldo acumulado na conta individual do trabalhador cadastrado no PIS, decorrente dos valores creditados por ocasião das distribuições realizadas pelo Fundo PIS/PASEP nos exercícios financeiros 71/72 a 88/89, calculados proporcionalmente ao tempo de serviço registrado na conta e ao salário anual do trabalhador.

Para confirmar o direito à cota do PIS, tenha em mãos documentos pessoais como CPF; NIS/PIS/PASEP e a data de nascimento do trabalhador. Os herdeiros devem ter ainda a certidão ou declaração de dependente com direito a pensão por morte recebida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de documentos que comprovem  inventário e partilha de bens para resgatar a cota do PIS e provar que possuem direito ao pagamento. 

Em caso de falecimento do trabalhador os herdeiros também podem solicitar o resgate do valor disponível na conta do titular. Em todo caso, para confirmar a existência da cota do PIS e quem tem direito ao pagamento, o primeiro é fazer a consulta do saldo.

Isso deve ser realizado junto à uma agência da Caixa Econômica Federal, tanto no caso do PIS quanto do PASEP visto que a Medida Provisória nº 946 de 2020 extinguiu o Fundo PIS/PASEP, fazendo com que o saldo das contas que possuíam cotas do PIS fossem transferidas para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Abono salarial e cota do PIS são a mesma coisa?

o Abono salarial e cota do PIS não são a mesma coisa. Enquanto o abono funciona como uma espécie de 14º salário, a cota do PIS é paga exclusivamente aos trabalhadores que possuíram carteira assinada entre 1971 e outubro de 1988.

O calculo desse pagamento é feito de forma proporcional ao tempo de serviço registrado na conta e ao salário anual que o trabalhador recebida na época.

Por sua vez, o abono salarial é pago para todos aqueles que estão cadastrados há pelo menos 5 anos no PIS ou PASEP e que receberam remuneração média de até dois salários mínimos no ano anterior. Além disso, é necessário ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias e constar na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Os cidadãos que atendem à esses requisitos têm o direito de receber anualmente o valor de até um salário mínimo, que é calculado de forma proporcional aos meses trabalhados no ano-base. Em 2022, por exemplo, o PIS/PASEP relacionado ao ano-base 2020 será pago a partir do dia 8 de fevereiro e terá pagamentos que variam de R$101,00 à R$1.212,00. 

Cota do pis quem tem direito
Foto: reprodução/marcelo camargo/agência brasil

Saque das cotas em 2022 

Em 2022, o saque da Cota do PIS será realizada através do aplicativo Meu FGTS ou por meio internet banking da Caixa Econômica Federal.  O trabalhador pode receber os rendimentos do PIS nos seguintes locais:

  • Por meio de crédito em conta, quando o trabalhador possui conta individual na Caixa, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses.
  • Nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondente Caixa Aqui e Loterias, utilizando o Cartão do Cidadão.
  • Em uma agência da Caixa​ com documentos pessoais

Leia também

Quem recebeu PIS em 2021 recebe em 2022 ?

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes