Dataprev tem site para consultar auxílio emergencial negado, saiba como

Através da plataforma é possível acompanhar a situação dos pagamentos da extensão do auxílio emergencial

Você sabia que é possível contestar o auxílio emergencial negado? Na última semana, a Dataprev liberou a consulta para que os beneficiários pudessem conferir a situação da 5ª parcela.

Diante disso, aqueles que verificaram que o pagamento está bloqueado, podem contestar. Para fazer esse procedimento, o Ministério da Cidadania disponibiliza um período no qual o beneficiário poderá solicitar uma nova análise dos seus dados.

Esse é um direito dos beneficiários, visto que mensalmente o Ministério da Cidadania com o apoio da Dataprev, tem realizado a verificação de dados através do bloqueio de benefícios com o objetivo de evitar o pagamento indevido, ou seja, para aqueles que não são elegíveis ao benefício.

Quer saber como contestar o auxílio emergencial negado? Continue conosco e tire suas dúvidas sobre a 5ª parcela do benefício! 

Site para contestar auxílio emergencial negado

Site para contestar auxílio emergencial negado
Portal de consultas da dataprev

Para possibilitar aos cidadãos a consulta dos pagamentos do auxílio emergencial, a Dataprev disponibilizou uma plataforma exclusiva que foi lançada em maio de 2020.

Diante disso, também foi possível dar transparência ao processamento de pagamento do benefício, que foi prorrogado e irá totalizar sete parcelas. Desta forma, veja as funcionalidades da plataforma: 

    Resultados das análises; Data de recebimento e envio dos pedidos; Motivo para negação do benefício; Situação da segunda solicitação;

É através deste site que os beneficiários também podem fazer o pedido de contestação do auxílio emergencial negado, como veremos a seguir. 

Calendário para contestar o auxílio negado

Segundo o Ministério da Cidadania, ainda não foi estabelecido um novo prazo para que os beneficiários possam fazer a contestação, a fim de receberem a 5ª parcela.

A expectativa é de que  esse período seja liberado assim que for concluído o quarto ciclo de pagamentos, que está previsto para acontecer no dia 18. 

Na mesma data, começará o pagamento da 5ª parcela para aqueles que estão inscritos no programa Bolsa Família.

Como o pagamento da nova rodada se aproxima, a expectativa é de que o Ministério da Cidadania também disponibilize o período de contestação, para garantir que os benefícios sejam verificados ainda em agosto. Vale ressaltar que, em julho, por exemplo, a última verificação foi encerrada no último dia 24.

Como fazer a contestação de auxílio negado?

Assim que estiver aberto o prazo, a orientação é de que os beneficiários acessem o site da Dataprev. Para isso, devem ser informados os seguintes dados: 

    número do CPF,  nome completo, data de nascimento, 

Durante esse procedimento, é possível saber o motivo que levou ao bloqueio do benefício, depois, é só clicar na opção “contestação” para que seja confirmado o pedido.

Feito isso, é só aguardar a resposta da contestação. Também não há um prazo específico para que essa informação seja divulgada, o que dependerá da quantidade de benefícios que precisam ser analisados. 

É importante ressaltar que, se o botão de contestação não for disponibilizado, é porque o cidadão não é mais elegível ao pagamento.

Isso acontece quando é verificado que os critérios do auxílio emergencial não estão sendo cumpridos como deveriam, além disso, se esgotaram todas as fontes de dados que são utilizados para a comparação das informações que é feita pela Dataprev.  

Calendário da 5ª parcela 

Enquanto aguardamos a liberação do período de contestação do benefício, confira quando serão feitos os pagamentos para o primeiro grupo: os beneficiários do Bolsa Família: 

    Final do NIS 1: 18/8 Final do NIS 2: 19/8 Final do NIS 3: 20/8 Final do NIS 4: 23/8 Final do NIS 5: 24/8 Final do NIS 6: 25/8 Final do NIS 7: 26/8 Final do NIS 8: 27/8 Final do NIS 9: 30/8 Final do NIS 0: 31/8

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes