Auxílio emergencial: prazo de contestação termina na segunda (12)

Os pedidos devem ser feitos no site da Cidadania, que fornece a relação de quem teve o benefício liberado em 2021.

Os cidadãos que tiveram a nova rodada do auxílio emergencial negada podem contestar a decisão até a próxima segunda-feira, dia 12 de abril. Os pedidos devem ser feitos no site da Cidadania, que fornece a relação de quem teve o benefício liberado em 2021.

A contestação do auxílio emergencial não pode ser feita por todos os beneficiários que tiveram o pedido negado. Só pode pedir a reativação do benefício quem recebia o auxílio de R$ 600 ou a extensão de R$ 300 em dezembro do ano passado.

O sistema só aceitará pedidos de contestação dos pedidos que permitem a atualização das bases de dados da Dataprev. Alguns exemplos de informações erradas e que podem ser atualizadas são data de nascimento errada, CPF não identificado e informações incorretas sobre vínculos empregatícios e recebimento de outros benefícios sociais e trabalhistas.

O Ministério da Cidadania realizará novas avaliações mesmo após o recebimento da primeira parcela. Ou seja, o auxílio ainda pode ser cancelado se constatadas eventuais inconsistências ou irregularidades no pagamento do benefício.

Caso o pagamento seja cancelado, o beneficiário também poderá contestar a decisão no site da Cidadania. Também é possível reverter o cancelamento por meio de decisão judicial ou de processamentos de ofício realizados pelo Ministério da Cidadania.

Como contestar auxílio emergencial negado?

Para contestar o auxílio negado, basta acessar o site da Cidadania no endereço https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/. É necessário fazer o login com o CPF e data de nascimento. No caso do resultado aparecer como “inelegível”, a própria página oferecerá a opção de “contestar”. Basta clicar na opção e o resultado será contestado, entrando nova análise.

Leia também:

200 mil trabalhadores vão receber o auxílio emergencial este ano

Por quais motivos o auxílio emergencial pode ser negado?

18 milhões de pessoas devem ficar de fora do auxílio emergencial este ano; quem são?

Auxílio emergencial ’em processamento’; saiba o que fazer nessa situação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes