Desemprego no Brasil atinge 14,1 milhões de pessoas

Pesquisa sobre desemprego foi divulgada nesta terça e diz que houve aumento de pessoas desocupadas e ocupadas. Confira os dados.

Foi divulgada nesta terça-feira (29) dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad Contínua e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE sobre a taxa de desemprego no Brasil.

Segundo pesquisa,  o aumento do desemprego no país foi de 14,3% no trimestre de agosto a outubro deste ano e atingiu 14,1 milhões de pessoas.

Na comparação com o trimestre anterior (maio a julho), houve aumento de 0,5 ponto percentual (13,8%). Já em comparação com o mesmo trimestre de 2019, são 2,7 pontos percentuais a mais (11,6%)

População desocupada

Assim como a taxa de desemprego,  a população desocupada, ou seja, aquela que não procurou emprego nos últimos 30 dias, também cresceu. O percentual neste trimestre registra 7,1% a mais do trimestre anterior, que computou 13,7% de brasileiros desempregados ou desocupados.

Ao todo são 931 mil pessoas a mais, procurando um emprego no país e, segundo os dados, 1,7 milhão de pessoas a mais do que o fim do anos passado.

População ocupada

Houve alta também no aumento de brasileiros ocupados. Cerca de 2,8% dos brasileiros complementam essa lista que soma, até o momento, 84,3 milhões de pessoas.

"Se compararmos com o mesmo trimestre do ano anterior, temos uma população ocupada que é menor em quase 10 milhões de pessoas e um aumento de 12 milhões na população fora da força. Então esse pode ser um início de uma recomposição, mas as perdas acumuladas na ocupação durante o ano ainda são muito significativas", afirmou a analista da pesquisa Adriana Beringuy ao Uol.

Pesquisa sobre desemprego

A Pnad Contínua realizou a pesquisa sobre desemprego em 211.344 casas em cerca de 3.500 municípios brasileiros. O IBGE considera desempregado quem não tem trabalho e procurou algum nos 30 dias anteriores à semana em que os dados foram coletados.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes