Economia chinesa ultrapassará os EUA até 2028 devido à covid-19

A China ultrapassará os EUA para se tornar a maior economia do mundo em 2028, cinco anos antes do previsto anteriormente, diz um relatório.

A economia chinesa ultrapassará os EUA até 2028 e se tornará a maior economia do mundo, segundo relatório

O Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR), com sede no Reino Unido, disse que a administração "habilidosa" da covid-19 pela China impulsionaria seu crescimento relativo em comparação com os EUA e a Europa nos próximos anos.

Além disso, a Índia deve se tornar a terceira maior economia em 2030.

O CEBR divulga sua tabela de classificação econômica todos os anos em 26 de dezembro.

Embora a China tenha sido o primeiro país atingido pela covid-19, ela controlou a doença por meio de ações rápidas e extremamente rígidas. Dessa forma, o país não precisou repetir bloqueios economicamente paralisantes como os países europeus fizeram.

Como resultado, ao contrário de outras grandes economias, a China evitou uma recessão econômica em 2020. E, de fato, estima-se que registre um crescimento de 2% este ano.

A economia dos EUA sofreu muitas perdas com a pandemia de coronavírus. Mais de 330.000 pessoas morreram no país e houve cerca de 18,5 milhões de casos confirmados.

Contudo, o dano econômico foi amortecido pela política monetária e por um enorme estímulo fiscal. Mas divergências políticas sobre um novo pacote de estímulo podem deixar cerca de 14 milhões de americanos sem o pagamento do seguro-desemprego no ano novo.

 

Economia chinesa ultrapassará os eua
Imagem: reprodução / pexels

Economia chinesa ultrapassará os EUA

De acordo com o relatório, após "uma forte recuperação pós-pandemia em 2021", a economia dos EUA crescerá cerca de 1,9% ao ano de 2022-24. Contudo, desacelerará para 1,6% nos anos seguintes.

Em contraste, a economia chinesa deve crescer 5,7% ao ano até 2025 e 4,5% ao ano de 2026-2030.

A participação da China na economia mundial aumentou de 3,6% em 2000 para 17,8% nos dias atuais. Dessa forma, o país se tornará uma "economia de alta renda" em 2023, diz o relatório.

Mas o chinês de classe média permanecerá muito mais pobre em termos financeiros que o americano de classe média, mesmo depois que a China se tornar a maior economia do mundo, visto que a população da China é quatro vezes maior.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes