Entenda como a Bolsa de Valores dos EUA vai vender cotas de água

Veja como vai funcionar a venda de cotas de água e de que forma isso pode impactar fora do país

Na semana passada, a Bolsa de Valores dos Estados Unidos transformou a água em commodity e passou a vendê-las por meio de cotas, como acontece com o petróleo, por exemplo. O fato curioso chamou a atenção e gerou muitas dúvidas a respeito de como a comercialização do recurso hídrico vai funcionar e qual será o impacto disso no país e até no mundo. Entenda.

Como vão funcionar as cotas de água?

Segundo o Uol, o índice Nasdaq Veles California Water Index (NQH2O), que calcula o valor da água, foi criado pelas empresas Veles Water e WestWater Research em parceria com a Nasdad, mas seus contratos só passaram a vigorar na semana passada. 

As cotas de água são destinadas para compra de empresas ou fazendeiros, por exemplo. Em tese, a venda do recurso serve para resguardar os setores quando houver previsão de escassez e ajudar na economia financeira. 

Por exemplo, se um fazendeiro prever tempo de seca, ele poderá se antecipar e comprar água antes. Assim, quando chegar o tempo em que o recurso faltar, ele já terá se abastecido e muito provavelmente terá economizado por ter comprado antes, uma vez que, no período de seca, o recurso fica mais caro devido a lei da oferta e demanda. 

Qual vacina contra Covid-19 está mais perto de ser aprovada pela Anvisa?

Qual o valor das cotas de água?

Segundo reportagem do O índice que calcula o preço das cotas de água leva em consideração uma unidade de medida, ou seja, 10 acrés-pes, que correspondem, 1,2 milhão de litros - quantidade suficiente para encher duas piscinas olímpicas. Hoje, o índice é cotado em US$489,11. 

 O índice calcula a média de preços apenas na Califórnia, levando em conta as cinco maiores regiões com presença de água no Estado - uma superficial e outras quatro bacias subterrâneas. O valor das ações é divulgado uma vez por semana, mas não levam em conta custos de transporte e possíveis perdas. 

Como a venda de água vai afetar o consumidor individual e outros países

Como a venda das cotas de água será destinada a empresários e fazendeiros, o consumidor individual não ser atingido em absolutamente nada, afirmou o Ceo da Nox Bitcoin, João Paulo de Oliveira, ao Uol. 

Por enquanto, a venda das cotas de água só acontecem dentro dos EUA. Ou seja, uma pessoa que está em outro país, não consegue fazer um contrato. Em tese, a comercialização do recurso não afetará outros países, mas há um risco que estimulem outras bolsas de valores a fazer o mesmo. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes