Entenda o que é para que serve a Lei Orçamentária Anual

A ideia principal da lei é fazer elaborar um planejamento de receitas e despesas do governo dentro do período de um ano.

O Orçamento da União é um planejamento de gastos do governo federal, ou seja, indica quanto e onde aplicar o dinheiro público dentro determinado período. Além de programar todos os pagamentos que o governo fará, por exemplo à saúde ou aposentadoria.

O executivo faz uma proposta de orçamento e o legislativo aprova e transforma em lei, chamada lei orçamentária. Contudo, existem vários tipos dela, todos os projetos de lei são elaboradas primeiramente pelo presidente da republica.

Plano Plurianual (PPA)

Esse é um planejamento de orçamento para o período de quatro anos. O projeto é encaminhado pelo Executivo ao Congresso até 31 de agosto do primeiro ano de cada governo, mas só começa a valer no ano seguinte. Então, ele fica valendo até o primeiro ano do próximo mandato. Isso acontece para promover a continuidade administrativa.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Com base no PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada pelo executivo e votada no congresso. Ela é tida como um norte para que a Lei Orçamentária Anual (LOA) possa ser feita. A LDO é realizada no começo do ano e a LOA no segundo semestre, pois o planejamento deve ser feito com antecedência. Ademais, a Constituição Federal estabelece que a sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei. Portanto, os parlamentares só podem sair para o recesso quando a LDO for aprovada.

Lei orçamentária Anual (LOA)

A Lei orçamentaria Anual (LOA) é discutida e aprovada todo ano para programar as receitas e gastos anuais públicos. As despesas são divididas por áreas de governo, como saúde, educação, segurança.

Lei orçamentária anual
Foto: reprodução/youtube

Quem elabora a Lei orçamentária Anual?

Assim como os outros projetos, esse também é elaborado pela presidência da república e enviado ao congresso. O projeto da Lei Orçamentária Anual deve ser enviado ao congresso até o dia 31 de agosto. Além disso, a constituição determina que ela deve ser votada até o final do ano. Pois os planejamentos orçamentários devem ser feitos com antecedência.  A LOA passa a valer no próximo ano a partir de 1 de janeiro ate o dia 31 de dezembro. A LOA deve ser elabora de forma conciliável com a LDO e o PPA. Pois sua finalidade é concretizar os objetivos definidos por essas leis no período de um ano.

O que ela compreende?

  • - Todos os orçamentos referentes aos Poderes da União, ou seja, seus fundos, órgãos e entidades da administração;
  • - O orçamento de investimento das empresas em que a União detenha maior parte do capital;
  • - O orçamento da seguridade social e todos os órgãos e entidades vinculados a ela, com administração, direta ou indireta, do poder público.

Para que serve a LOA?

A lei orçamentária serve como base para o governo administrar seus ganhos e gastos. Poderia ser comparada a um orçamento doméstico, porém com valores muito mais altos e mais áreas para aplicar dinheiro. Contudo, a lógica seria planejar a melhor maneira de arrecadar receitas e aplicar o dinheiro público.

Além disso, segundo, a câmara legislativa, o Orçamento Brasil é um instrumento que ajuda na transparência das contas públicas ao permitir que todo cidadão acompanhe e fiscalize a correta aplicação dos recursos públicos. Ou seja, a Lei Orçamentária, além de servir como um planejamento de gastos para o governo manter as receitas e despesas organizadas, é uma maneira da população saber onde seu dinheiro está sendo aplicado.

Para ter acesso às leis orçamentárias, de todos os anos de governo, basta acessar o site da câmara legislativa e conferir o planejamento e como o dinheiro foi gasto.

Aprovação

Primeiramente, todos os projetos das leis orçamentárias, seja PPA, LDO ou LOA, têm autoria do presidente da República. Depois, no congresso ela será alterada e votada, primeiro, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que é composta por deputados e senadores. Em seguida, os projetos seguem para serem votados em sessão plenária conjunta do Congresso. Quando aprovado, o projeto do Orçamento volta ao Executivo para a sanção pelo presidente da República, sendo, então transformado em lei. Feito tudo isso, o planejamento pode ser executado e as verbas públicas são liberadas para serem aplicadas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes