Estagiário recebe 13º salário em 2024?

Conhecido como gratificação natalina, esse benefício foi instituído em 1962 no país e se trata de um dos principais direitos dos trabalhadores

Os estagiários recebem alguns direitos obrigatórios, como o direito a férias. Mas já que não são empregados e nem faz parte da CLT, o estagiário recebe 13º salário? A lei 11.788/08, que regula esse serviço, aponta quais são os direitos desse grupo.

Estagiário recebe 13º salário?

De acordo com a lei 11.788/08, os estagiários não tem direito ao 13º salário. Isso vale tanto para aqueles que estão em estágio obrigatório (que não possuem remuneração), quanto para os que não são obrigatórios e pagam uma remuneração por meio da Bolsa Estágio.

Mesmo havendo o cumprimento de carga horária que é um dos requisitos para a aprovação e obtenção de diploma, além do desenvolvimento de atividades profissionais específicas para o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, não existe vínculo empregatício com a empresa em questão.

Desta forma, com a chegada do fim do ano os estagiários terão direito apenas à remuneração que é estabelecida no termo de compromisso firmado entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino.

Assim, as empresas ficam isentas de encargos trabalhistas como 13º salário, recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço, além do pagamento de ⅓ sobre férias e os depósitos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Mas apesar de não ser um pagamento obrigatório, o estagiário pode receber o décimo salário se a empresa optar por pagar o montante como forma de gratificação por sua dedicação às atividades que foram propostas durante o ano. Nesse caso, não será considerado um bônus.

Quanto é o décimo terceiro de um estagiário?

As empresas que desejarem que seu estagiário receba 13º salário em 2024 podem utilizar a base de cálculo do décimo terceiro oficial para fazer o pagamento desse bônus. Para isso, levamos em consideração o período em que o estudante está estagiando na empresa.

Assim, se ele tiver recebendo a mesma remuneração pelas atividades desenvolvidas no período de 12 meses, o décimo terceiro será pago com o mesmo valor. Nos casos em que não possui 12 meses de atuação na empresa é feito o pagamento proporcional pelo período em que está na empresa.

Afinal, quais os direitos de um estagiário?

O estagiário não recebe 13º salário mas é importante lembrar que eles possuem outros direitos que são garantidos por lei. Um deles é referente às férias que funcionam da seguinte forma: os estudantes que realizam estágio pelo período de 12 meses ou mais têm direito ao recesso remunerado (férias) de 30 dias.

Esse período é concedido preferencialmente durante suas férias escolares e para quem estagiou por períodos menores, as férias serão proporcionais. Além de receber a bolsa de estágio o estudante também pode contar com outros benefícios como o auxílio-transporte quando o estágio não for obrigatório.

Caso se trate de um estágio obrigatório a empresa não precisa arcar com esse auxílio, segundo a Lei do Estagiário. Esse auxílio pode ser parcial, e não pode haver descontos na remuneração do estagiário.

A empresa fica responsável pela contratação de um seguro para seus estagiários, com o objetivo de cobrir acidentes durante a vigência do contrato de estágio.  No momento do desligamento do estagiário, também não é necessário haver o cumprimento do aviso prévio.

Quem tem direito ao 13º salário 2024?

Anualmente, recebem o 13º salário os trabalhadores registrados no serviço público e na iniciativa privada que, por sua vez, possuem carteira assinada e são regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Também recebem esse abono os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O décimo terceiro é regulamentado pela Lei n º 4.090/1962, assim, todos os cidadãos que trabalharam registrados por pelo menos 15 dias durante o ano tem direito de receber o 13º salário neste ano. Isso também se estende àqueles que tiverem sido demitidos em 2024 sem justa causa.

Veja também quais são os benefícios de carteira assinada: conheça 15 direitos do trabalhador

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes