Fed mantém taxa de juros na faixa entre 0 e 0,25% ao ano

Decisão já era esperada pelo mercado após presidente do Banco Central americano sinalizar por várias vezes esse cenário

Sem surpresa, o Comitê de Política Monetária do Federal Reserve, o Fomc, manteve, por unanimidade, a taxa básica de juros na faixa entre zero e 0,25% ao ano. A mesma de um ano atrás, antes do início da pandemia. Pesquisas no mercado local apontavam que 93,7% dos analistas apostavam na manutenção da taxa nesta terceira reunião do ano. Por várias vezes desde última reunião, em março, Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que o banco central somente começaria a retirar os estímulos quando a economia apresentasse sinais de um progresso substancial.

O progresso significa a volta do emprego aos níveis anteriores à pandemia e a inflação se alinhando à meta do banco central, de 2% ao ano. Em comunicado após a divulgação da decisão de manter os juros, o Fed avaliou que a economia e o emprego melhoraram. Mas Powell diz que não há sinais de que a inflação esteja prestes a apresentar uma alta persistente. O presidente do Fed repete que a subida da inflação é algo temporário. Portanto, descartou a possibilidade de que esse cenário que o governo persegue se concretize ainda em 2021.

Na reunião de março, o Fed já havia sinalizado que manteria os juros em baixa até pelo menos 2024.  A economia dos Estados Unidos tem registrado bons números ultimamente. Apesar de o país ainda ter hoje nove milhões de postos de trabalho a menos do que antes da pandemia, o desemprego vem caindo. Em março, recuou 6% ante o mês de fevereiro. A economia, apesar do temor de investidores com a volta da inflação num cenário de juros baixos, vem registrando um crescimento considerável.

A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 ultrapassa os 6%, o que, se concretizado,  será um dos maiores dos últimos anos. No comunicado, o Fed ressaltou ainda que o progresso da vacinação e os incentivos monetários por parte do governo têm ajudado tanto a economia quanto o mercado de trabalho a se fortalecerem. Além de manter os juros próximos de zero, o Fed confirmou que manterá as compras mensais de ativos no valor de US$ 120 bilhões.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes