Inflação em alta respinga no Ibovespa, que fecha em queda

Preocupação é com elevação mais acentuada da taxa básica de juros pelo Banco Central na próxima reunião do Copom

O Ibovespa seguiu o comportamento da manhã e fechou em queda nesta sexta-feira, 9, em um dia de pregão de altos e baixos, sob forte influência do mercado doméstico. O índice encerrou com um recuo de 0,54%, aos 117.669 pontos e volume financeiro de R$ 25,799 bilhões. Com isso, o Ibovespa fecha a semana no azul, com alta de 2% em comparação à última semana.

O mercado, que já teve de lidar durante a semana inteira com a falta de uma definição em relação ao Orçamento, que vem estressando a comunicação entre Congresso e Ministério da Economia, ganhou hoje um ingrediente mais azedo: a divulgação do IPCA indicando alta da inflação acumulada em 6,10% após a subida de 0,93% em março. Bem acima da meta do governo para o ano, de 3,75%.

O resultado pode levar o Banco Central a acelerar a alta da taxa básica de juros na próxima reunião do Copom. O 0,75 ponto porcentual esperado pelo mercado para o próximo ajuste ficou mais longe das expectativas de alguns analistas, que agora voltaram a falar em alta de 1,0 ponto porcentual para conter o avanço da inflação. Outro indicador do mercado que entrou nos negócios hoje foi o IGP-M, que veio bem abaixo do mercado refletindo a queda da demanda por causa do isolamento social.

O Orçamento ainda está no centro das atenções dos investidores, apesar de o mercado ter visto com bons olhos a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na quarta-feira, 7, durante jantar com empresários, em São Paulo. que não irá estourar a meta de gastos. Mas a falta de acordo entre Executivo e Congresso persiste. Enquanto isso, o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, afirmou que o ideal para o Ministério da Economia é o veto de uma parte menor das emendas parlamentares que destinam recursos para congressistas. 

O clima esquentou em Brasília após o Senado instaurar a CPI da Covid por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é investigar a conduta do governo federal nas ações de combate à pandemia da covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro se queixou da interferência entre os Poderes e sugeriu que fosse instaurado também um pedido de impeachment de ministros da corte. Já Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, criticou a determinação do STF, considerando-a  equivocada, mas disse que ela será cumprida.

Ibovespa hoje, 9 de abril de 2021

Vale lembrar que a decisão do STF apenas segue as diretrizes do Senado. Antes da decisão do ministro Barroso, 31 senadores assinaram um pedido de abertura da CPI, o que já bastaria para a instauração imediata da comissão. Em análise, a XP Investimentos disse que a comissão deve concentrar as atenções, ampliando a pressão no Palácio do Planalto.

Já nos EUA, após abrir com poucas variações, as principais bolsas tiveram leves ganhos. O S&P500 atingiu novo recorde, encerrando novamente acima dos 4 mil pontos. Esse movimento ocorre ainda por conta da alta dos rendimentos de Treasuries, puxada pela inflação dos preços ao produtor de março, que veio acima do esperado, de 1% ante expectativa de 0,5%. Dow Jones encerrou em alta de 0,89%, aos 33.800,54 pontos; S&P com ganho de 0,77%, aos 4.128,77 pontos; e Nasdaqem alta de 0,51%, aos 13.900,19 pontos. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes