Com Orçamento e CPI da Covid no radar, Ibovespa abre em queda

Além da polêmica do Orçamento, mercado ganhou mais um ingrediente de pressão com o pedido do STF para a instauração da CPI da covid-19

Depois de encerrar a véspera na casa dos 118.000 pontos, o Ibovespa abriu em queda, nesta sexta-feira, 9. No radar dos investidores está a preocupação de que haja impactos na discussão do Orçamento 2021 após o Senado instaurar a CPI da Covid por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é investigar a conduta do governo federal nas ações de combate à pandemia da covid-19.

“Uma vez instalada, a comissão deve concentrar as atenções, ampliar a pressão sobre o Palácio do Planalto e se sobrepor ao restante da agenda do Senado”, disse a equipe de análise da XP à InfoMoney. Além disso, a decisão do STF é considerada um revés para Bolsonaro, que já se queixou da interferência entre os Poderes e sugeriu que fosse instaurado também um pedido de impeachment de ministros da corte. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, criticou a determinação do STF a chamando de equivocada, mas disse que ela será cumprida. 

Vale lembrar que a decisão do STF apenas segue as diretrizes do Senado. Antes da decisão do ministro Barroso, 31 senadores assinaram um pedido de abertura da CPI, o que já bastaria para a instauração imediata da comissão. 

Com isso em pauta, o Ibovespa registrava queda de 0,76%, a 117.478 pontos às 10h05 (horário de Brasília).

Ibovespa hoje, 9 de abril de 2021

Ainda continuam as discussões sobre o Orçamento. Bolsonaro disse, ontem, que Executivo e Congresso estão próximos de um acordo. Enquanto isso, o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, afirmou que o ideal para o Ministério da Economia é o veto de uma parte menor das emendas parlamentares que destinam recursos para congressistas gastarem. No entanto, ainda não há consenso.

Ainda no mercado doméstico, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no País, subiu 0,93% em março de 2021 na comparação com fevereiro. No mês anterior, a alta tinha sido de 0,86% na comparação mensal. Esta é a maior elevação para o mês desde 2015. No entanto, o mercado esperava uma subida mais forte. De acordo com Refinitiv, esperava-se um avanço de 1,03%.

No mercado externo, a alta nos rendimentos dos títulos pesava sobre as ações de tecnologia, deixando as bolsas americanas entre perdas e ganhos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes