Ibovespa fecha em alta de 0,59% retomando os 118 mil pontos

Índice foi puxado por bom desempenho de varejistas e cenário mais tranquilo nos EUA, com queda nos juros dos Treasuries

Depois de uma abertura amena pela manhã, entre perdas e ganhos, e com um cenário externo melhor, o Ibovespa fechou em alta de 0,59% nesta quinta-feira, 8, renovando o recorde de 118 mil pontos (118.313,23).  Em dia mais calmo, o destaque ficou com a fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em que ressalta que a pressão nos custos de matérias-primas com a retomada da economia não deve gerar inflação nem repasse para os consumidores. Empresas e investidores locais estão preocupados com a inflação nos EUA.

A fala de Powell acabou acalmando um pouco o mercado, levando os juros futuros de todos os contratos a recuarem e também queda no rendimento dos títulos do Tesouro (Treasuries) de 10 anos.  A ata do Fomc (Federal Open Market Committee) divulgada ontem, relativa à última reunião do Federal Reserve (Fed), que indicou juros perto de zero nos EUA até 2023, ao mesmo tempo em que elevou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) americano em 2021 de 4,2% para 6,5%, também permeia os negócios na bolsa paulista.

Ibovespa hoje, 8 de abril de 2021

No cenário doméstico notícias corporativas ofuscaram em parte a principal tensão econômica e política, depois da pandemia,  que é a discussão em torno do Orçamento 2021.  Magazine Luiza  Magazine Luiza compra a SmartHint e reforça seu e-commerce  foi destaque após anunciar a compra da SmartHint em um movimento para reforçar sua operação de e-commerce. Foi a quinta aquisição da empresa no ano que deixa a varejista hoje à frente do setor de e-commerce no Brasil. Além do Magazine Luiza, outras do setor do varejo ajudaram a levar o índice para o alto, como a B2W e a Via Varejo. 

Mais um dia de boas notícias dentro do programa de privatizações do governo federal, a Infra Week, com o governo arrecadando R$ 32,7 bilhões com o leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fio/1), arrematada pela Bahia Mineração S.A (Bamin).

Do lado ruim para o Ibovespa, a expectativa hoje esteve voltada para o Tribunal de Contas da União (TCU), que solicitou ao Ministério da Economia e à Casa Civil informações complementares para concluir sua análise sobre o direcionamento de recursos a emendas parlamentares em detrimento das despesas obrigatórias. Nesta quinta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem provocado irritação no Congresso com sua articulação em torno do veto ao texto do Orçamento (Guedes defende que o presidente Jair Bolsonaro vete integralmente o texto), pediu ajuda ao Congresso para executar o Orçamento. 

O Legislativo defende a sanção integral do trecho que trata das emendas parlamentares e que, após a sanção, o governo envie um projeto readequando as despesas obrigatórias, que ficaram com recursos bem abaixo do necessário para o cumprimento dos gastos por parte do governo, em 2021. Sem solução, medidas de combate à pandemia atrasam, entre elas o adiantamento do pagamento do 13º salário dos aposentados, prometido por Guedes pós-aprovação do Orçamento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes