IRPF: saiba como acessar o informe de rendimentos do INSS

Beneficiários que são obrigados a fazer a Declaração do Imposto de Renda devem consultar o extrato do INSS para incluir os valores

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social devem consultar o extrato de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda. O documento reúne todos os valores recebidos da Previdência conforme o ano-base. Em suma, os beneficiários do INSS devem declarar o IRPF e incluir os valores presentes no informe de rendimentos do INSS. O órgão previdenciário envia as informações dos rendimentos para a Receita Federal, que depois faz o cruzamento com os dados declarados pelos contribuintes em suas declarações.

O informe de rendimentos do INSS também é chamado de extrato do INSS ou demonstrativo do Imposto de Renda, e é obrigatório para a declaração. A partir dos valores já recolhidos e da renda mensal do segurado, é possível calcular o tributo remanescente ou verificar a possibilidade de restituição. Declarar valores diferentes da fonte pagadora, nesse caso o INSS, é um dos motivos que podem levar à malha fina. Veja como acessar:

 

Como acessar o informe de rendimentos do INSS?

Informe de rendimentos inss

De acordo com o jornal O Globo, o INSS lançou em março do ano anterior um novo endereço de obtenção do informe para quem não consegue gerar sua senha. Dessa maneira, para visualizar os demonstrativos de anos anteriores é necessário saber as seguintes informações:

  • ano calendário;
  • número do benefício, sem pontos, traços ou barras;
  • data de nascimento do beneficiário;
  • nome completo do segurado;
  • número do CPF do segurado.

Além disso, é solicitado a inserção de uma sequência de caracteres que é gerada automaticamente pelo site. Após inserida, o extrato é gerado. O documento pode ser acessado pelo site ou aplicativo do INSS. Assim, o usuário precisa cadastrar um login e senha.

  1. Acesse o Portal Meu INSS e faça login;
  2. Acesse "Serviços em destaque";
  3. Clique em "Extrato do Imposto de Renda";
  4. No campo "Ano calendário", selecione o ano referente ao Imposto de Renda, e clique no número e nome do beneficiário.

 

Como fazer o cadastro no portal Meu INSS?

Para ter acesso aos serviços do portal, é necessário se cadastrar. Para isso:

  1. Acesse o portal Meu INSS e clique em "Cadastrar senha";
  2. Informe seus dados pessoais (CPF, nome completo, telefone e endereço de e-mail);
  3. Responda às perguntas;
  4. Será gerado um código de acesso provisório, que deve ser usado para realizar o primeiro login no Meu INSS e criar uma senha definitiva.

 

Como declarar?

Com o informe de rendimentos do INSS, segurados podem preencher a declaração anual do Imposto de Renda. Assim, basta abrir o programa de declaração da Receita Federal e inserir as informações.

A parcela isenta dos rendimentos pagos pela previdência social deve ser declarada na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, sob o código “10”, referente à “Parcela Isenta de Proventos de Aposentadoria, Reserva Remunerada, Reforma e Pensão de Declarante com 65 anos ou mais”. O valor excedente e outras fontes de renda devem ser declarados na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoas Jurídicas”, visto que são considerados rendimentos tributáveis e não contam como um benefício fiscal.

 

Leia também:

Saiba como dar entrada no Seguro DPVAT pelo aplicativo

Novo valor da contribuição do MEI: veja quanto fica sua mensalidade

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes