Veja passo a passo de como declarar o fundo de ações no IR

Para declarar o fundo de ações no IR, o contribuinte deve acessar o programa gerador do tributo. Há normas para informar o saldo e os rendimentos.

Para quem deve realizar a declaração do Imposto de Renda, podem surgir dúvidas sobre como incluir os investimentos. Para declarar o fundo de ações no IR, o contribuinte deve acessar o programa gerador do tributo. Há normas para informar o saldo e os rendimentos. Além disso, a alíquota do IR para esses fundos é de 15% sobre os rendimentos, os quais são descontados no momento em que o investidor faz o resgate.

Fundo de investimento em ações

Nos fundos de investimento, os administradores aplicam o dinheiro dos cotistas em variados tipos de ativos, de acordo com a modalidade do fundo. Ao passo que, os investidores recebem rendimentos proporcionais ao valor inicial depositado.

Um fundo de ações deve investir ao meno 67%, ou seja, dois terços de seu montante em ações negociadas em mercados organizados. Ou ainda, em ativos relacionados, como é o caso de bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas de fundos de ações e cotas dos fundos de índice de ações e Brazilian Depositary Receipts (BDR).

Esses fundos têm como principal fator de risco as oscilações de preços desses ativos, comumente negociados na bolsa de valores.

Imposto de renda incide sobre rendimentos

A tributação do imposto de renda sobre os fundos de investimento em ações não incidem sobre o montante total, mas sim sobre os rendimentos. A alíquota é de 15% sobre os rendimentos, independente do tempo em que o dinheiro ficou investido e da quantia total.

O tributo da Receita Federal é recolhido diretamente na fonte. Sendo assim, ocorre o desconto em caso de resgate parcial ou total dos valores aplicados. Então, não é preciso gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), guia de impostos relacionados a operações financeiras, para pagar o IR.

Passo a passo para declarar fundo de ações no IR

Ademais, veja o passo a passo de como declarar o fundo de ações no IR. Primeiro, entenda como fazer a declaração do saldo disponível nesses fundos:

  1. Para começar, entre no programa gerador da declaração do Imposto de Renda;
  2. Procure a aba de “Bens e Direitos”;
  3. Clique em “novo” e informe o código 74, que está relacionado a “Fundo de Ações, Fundos Mútuos de Privatização, Fundo de Investimento em Empresas Emergentes, Fundos de Investimento em Participação e Fundos de Investimentos de Índice de Mercado”;
  4. Digite o CNPJ do fundo no campo indicado, além do nome e CNPJ do administrador do fundo e a quantidade de cotas no item de “Discriminação”.
  5. Para finalizar, digite a situação do saldo nas datas indicadas.

Nota-se que é preciso declarar separadamente todos os fundos de ações que investem. Por fim, veja como declarar rendimentos de fundo de ações no IR:

  1. Entre no programa gerador da declaração do Imposto de Renda;
  2. Procure a aba de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”;
  3. Depois, digite o código 06, relacionado a “Rendimentos de aplicações financeiras”;
  4. Para finalizar, digite o nome e o CNPJ da fonte pagadora e a quantia dos rendimentos.

 

Leia também:

Poupança: precisa declarar no Imposto de Renda?

Imposto de Renda 2021: aplicativo indica pagamento sobre investimentos

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes