Índice de confiança da indústria recua 3,7 pontos em março

A piora está diretamente ligada à redução do otimismo em relação às medidas restritivaspara a contenção da covid-19, à lentidão da vacinação e à interrupção dos benefícios sociais

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 3,7 pontos em março, para 104,2 pontos, o menor nível desde agosto de 2020, quando o índice atingiu 98,7 pontos, informou, nesta sexta-feira, 26, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).  O resultado negativo do mês se deve à piora na satisfação dos empresários em relação à situação atual e também à redução do otimismo em relação às perspectivas para os próximos três e seis meses, devido à queda da demanda ainda sob o efeito do recrudescimento da pandemia,   segundo a Fundação.

As medidas mais restritivas para contenção do covid-19 em várias cidades e estados, a lentidão do processo de vacinação, e a interrupção dos benefícios emergenciais já afetam segmentos relevantes na indústria brasileira como o de alimentos, que também vem apresentando dificuldades com a falta de matérias-primas e a elevação dos custos derrubando a confiança ao menor nível desde maio de 2020, explicou Cláudia Perdigão, do FGV Ibre, na divulgação do índice.

Queda no índice de confiança da indústria

Segundo a FGV, 11 dos 19 segmentos da indústria pesquisados tiveram queda no mês de março. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada recuou 0,8 ponto porcentual, para 78,3%, retornando assim para o patamar próximo ao de setembro de 2020 que ficou em 78,2%.

O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 3,5 pontos, para 111,4 pontos, ficando também no menor nível desde setembro de 2020, de 107,3 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) encolheu 3,8 pontos, para 97,1 pontos, menor nível desde julho de 2020, quando ficou em 90,5 pontos

O nível de estoques da indústria também ficou menor: caiu 5,2 pontos, para 118,2 pontos. Foi considerada aqui a piora situação corrente dos negócios, cujo indicador caiu 2,8 pontos, para 106,2 pontos. Menor patamar desde agosto de 2020, de 99,1 pontos.

A produção externa prevista para os próximos três meses foi a que mais contribuiu para a queda na confiança. O índice que mede essa produção recuou 5,2 pontos em março, para 86,2 pontos, menor patamar desde junho de 2020 de 82,9 pontos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes