INSS

Agências do INSS estarão fechadas nesta sexta-feira

Segurado que estava com atendimento agendado pode remarcar horário pelos canais remotos

Escrito por

Todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas nesta sexta-feira, 4, devido ao ponto facultativo autorizado pela Portaria Nº 6.146, de 1º de junho de 2021. Na quinta-feira, dia 3, muitas agências fecharam em virtude do feriado de Corpus Christi. Uma regra que, no entanto, não valeu para todas as cidades do País. Em algumas delas, onde houve antecipação de feriados, as agências funcionaram normalmente.

Foi o caso da capital paulista e cidades do grande ABC. E também de agências nas cidades de Vitória (ES), Divinópolis (MG), além das unidades dos Estados da Paraíba e do Piauí.

Segundo o INSS, o instituto entrou em contato com segurados com o agendamento nas agências nesses dias, inclusive perícia médica, para informar sobre o cancelamento e ainda reagendar o atendimento. A questão é que muitos segurados encontram-se com o cadastro desatualizado, o que impede o contato para o procedimento. Caso o segurado receba nenhuma ligação do Instituto, aquele que possui horário agendado deve ligar para o 135 e remarcar o atendimento.

Atendimento pelos canais remotos

Com as agências do INSS fechadas, quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site) e a Central Telefônica 135.

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, tira dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.

Pelo telefone 135 é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

É possível também realizar a prova de vida que voltou a ser feita e exigida pelo INSS a partir deste mês para continuar pagando normalmente a aposentadoria ou pensão. O segurado deve providenciar a prova tanto pela internet ou aplicativo como de forma presencial na agência em que recebe o benefício.

Última modificação em 21/07/2022 11:57

Regina Pitoscia

Foi colaboradora das revistas Exame, Cláudia e Nova. Formada em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, cursou Extensão Universitária em Economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV) São Paulo e na Faculdade de Economia e Administração da USP, Extensão Universitária em Mercado de Capitais e Finanças Pessoais no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), e Máster em Varejo pela FIA-USP. Recebeu Prêmio Esso de Jornalismo/Economia, de 1989, com reportagem “Seu Fundo de Garantia pelo Ralo”. Atuou como editora dos Cadernos de Finanças Pessoais: “Seu Dinheiro” no Jornal da Tarde, “Suas Contas” e “Fundos & Cia” no Estadão.

Compartilhe
Escrito por