Prova de vida para aposentados do INSS não foi suspensa

Informações desencontradas divulgadas na segunda-feira por veículos de comunicação levaram à confusão

A confusão toda começou quando o Ministério da Economia publicou na última segunda-feira, dia 24, no Diário Oficial da União, uma portaria suspendendo, por 30 dias, a realização da prova de vida para os aposentados, pensionistas e anistiados do serviço público federal.

Evidentemente, essa portaria é dirigida especificamente aos servidores públicos, que estão aposentados ou que são pensionistas. Alguns veículos de comunicação chegaram a publicar a informação como se ela valesse para todos os segurados do INSS., o que não corresponde à verdade.

Continua em vigor a Portaria 1.299, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 13 de maio. Por ela, o procedimento tem início no dia 1º de junho. A expectativa é de que 36 milhões de beneficiários façam a prova de vida para continuar recebendo normalmente seus benefícios. A medida tem como objetivo evitar fraudes.

De acordo com o INSS, nem mesmo nos momentos mais críticos da pandemia a prova de vida foi suspensa. No entanto, na prática, o que muitos segurados que se dirigiam à agência bancária para providenciar a prova recebiam uma negativa no atendimento. A justificativa era que não havia necessidade de promovê-la naquele momento, uma vez que o INSS continuava fazendo normalmente o pagamento, mesmo sem a renovação do documento.

Prova de vida evita bloqueio do benefício

Agora,  a rotina de bloqueio, suspensão ou extinção do pagamento é que será retomada, mas somente nos casos em que não foi realizada a prova de vida. Essa prova está sendo feita nas agências bancárias em que o segurado recebe o benefício, pelo portal Meu INSS ou ainda por meio de aplicativo no celular usando a biometria facial. Para isso, é necessário ter um smarphone com câmera. Após realizar a prova de vida por biometria facial o segurado pode consultar o resultado pelo Meu INSS.

No site gov.br/inss/, há mais informações, tutorial e vídeo que explicam o passo a passo de como fazer a prova de vida pelo celular. Além disso, é possível contar com o atendimento pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 22 horas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes