Atrasados do INSS: saiba como funciona para quem espera por benefício

O cálculo dos atrasados do INSS usa como referência a Data de Entrada do Requerimento (DER), que se trata do dia em que o segurado realizou o pedido do benefício.

Segurados que deram entrada para receber aposentadoria ou outro benefício, podem receber os atrasados do INSS relativos aos meses aguardados na fila de espera, enquanto a concessão era analisada. Sendo assim, deve pegar a diferença do que deixou de ser pago a cada mês nesse prazo de espera.

Cálculo é feito a partir da DER

O cálculo dos atrasados do INSS usa como referência a Data de Entrada do Requerimento (DER), que se trata do dia em que o segurado realizou o pedido do benefício.

Além disso, os valores são corrigidos pela inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O qual abrange as famílias com remuneração entre um e cinco salários mínimos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os atrasados são pagos de uma única vez para quem esperou na fila do INSS, no mesmo montante do primeiro pagamento do benefício.

Reafirmação da DER

Quem decide mudar a DER para adquirir um benefício maior, perde o direito de receber os atrasados do INSS. Sendo assim, o pagamento é calculado a partir da reafirmação da DER, e não mais da data inicial em que foi feito o pedido. Esse movimento pode resultar em benefícios mais vantajosos, mas vale fazer os cálculos antes de tomar a decisão.

Como saber se vou receber os atrasados do INSS?

É possível consultar o pagamento de atrasados do INSS, a orientação é acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Feito isso, ir até a opção do histórico de crédito.

Nota-se ainda que enquanto o segurado aguarda a análise do INSS, deve se atentar aos pedidos de nova documentação. É possível que o órgão peça itens além dos que já foram entregues.

Por fim, os valores podem ter cobrança do Imposto de Renda. Isso varia de acordo com a quantidade de meses dos atrasados e do tipo de benefício. Ao passo que, pode não ocorrer incidência do imposto caso o valor mensal do benefício não receba corte do IR.

 

Leia também:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes