Auxílio-doença do INSS volta a ser liberado sem perícia; veja as regras

A medida é mais uma das ações para auxiliar a população durante o agravamento da crise sanitária gerada pela pandemia de covid-19

A concessão do auxílio-doença do INSS passou por mudanças. Após aprovação do governo federal na quarta (31), não há necessidade de realização de perícia médica presencial para requerer o benefício. A medida foi estabelecida por meio da lei 14.131/2021.

A ação é uma das medidas emergenciais, que já foi adotada em 2020 pelo governo federal, em função da pandemia de Covid-19. Com o novo agravamento da crise sanitária, a concessão do benefício sem a perícia foi renovada.

A lei prevê a a liberação do benefício temporário por incapacidade durante o período de 90 dias. O critério de análise será a avaliação da cópia da documentação médica enviada pelo segurado no canais do INSS.

O INSS informou que publicará, em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, uma portaria detalhando quais são as regras para a entrega da documentação pelos requerentes. Na publicação, o INSS também explicará sobre a análise dos novos pedidos de auxílio-doença.

Quais são as mudanças no auxílio-doença este ano?

Diferente do ano passado, a lei que regulamente a solicitação do auxílio-doença sem a necessidade de perícia médica prevê algumas mudanças. Este ano o beneficiários não poderá, por exemplo, solicitar a prorrogação dos pagamentos do benefício ao término do prazo de 90 dias. Neste caso, para a renovação será necessário um novo pedido no INSS.

Além disso, para este ano a regra não determina o limite de um salário mínimo para a antecipação do auxílio. Dentre outras mudanças, quem solicitar o auxílio-doença este ano precisa apresentar também exames médicos complementares, não apenas o atestado médico.

Passo a passo para solicitar o auxílio-doença

Então, entenda como solicitar o auxílio-doença pela internet.

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Faça login;
  3. Na tela inicial, clique em “Agendamento/Solicitações”
  4. Depois, aperte em “Novo Requerimento”;
  5. Na barra de pesquisa, digite “auxílio” e clique na opção “Auxílio-doença com documento médico”,
  6. Aperte em “Avançar”;
  7. Leia as informações que vão aparecer e clique em “Avançar”;
  8. Feito isso, aparecerá um formulário com seus dados, faça correções se necessário;
  9. No fim da página, anexe os documentos de identificação solicitados;
  10. Em seguida, clique em “Atestado médico” e anexe a imagem desse documento;
  11. Aperte em “ Avançar”
  12. Então, digite seu CEP para selecionar uma agência do INSS próxima a sua residência;
  13. Selecione a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e depois aperte “Avançar”.
  14. Por fim, clique em “Gerar comprovante” para ter o arquivo do seu pedido.

Como fazer a consulta do auxílio?

Para consultar a aprovação ou reprovação do auxílio-doença, basta acessar os canais de atendimento do Meu INSS. Ou seja, site (meu.inss.gov.br) ou aplicativo.

Dessa forma, siga os seguintes passos:

  • Se já possui cadastro na plataforma Meu INSS, clique em “Entrar”. Em seguida, insira o CPF ou outro dados utilizado para realização do cadastro
  • Caso não tenha acesso anterior à plataforma, crie o seu cadastro em “Inscrever no INSS” ou “Cadastrar senha”. Depois disso, insira dados como número do CPF e da Carteira de Trabalho.
  • Com o acesso plataforma, o trabalhador solicitante do auxílio-doença pode verificar informações de destaque. Sendo assim, para receber a resultado da análise do benefício, desça a página da web e clique na opção “Resultado do benefício por incapacidade”.
  • Depois disso, pode-se verificar o número, o tipo de benefício e a situação da solicitação.

Além disso, o requerente encontrará a seção “Decisão”. Nessa parte, há duas opções sobre a aprovação ou não da liberação do auxílio-doença.

Leia também:

Auxílio-doença do INSS: veja as 14 doenças que dão direito ao benefício

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes