Auxílio-doença do INSS: veja as 14 doenças que dão direito ao benefício

Auxílio-doença pode ser garantido sem perícia médica em 2021. Confira abaixo as doenças que dão direito ao benefício.

O auxílio-doença é previsto pelo INSS, Instituto Nacional do Seguro Social. Segurados podem solicitá-lo a qualquer momento, entretanto, é preciso preencher uma lista de requisitos que comprovem tal necessidade. Cerca de 14 doenças se incluem no direito ao auxílio-doença. O benefício previdenciário é disposto quando o segurado fica incapacitado de praticar sua atividade habitual por mais de 15 dias corridos.

Recentemente, uma Média Provisória (MP) 1006/2020, foi aprovada pelo Congresso Nacional. Ela prevê que o segurado possa receber o auxílio-doença sem perícia médica do INSS. A alternativa está prevista na proposta que aumenta em 5% a margem do crédito consignado. No momento, a mudança aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Com isso, a fila de mais de 700 mil pedidos agendados para o benefício pode diminuir.

Ainda existem muitas dúvidas em torno das doenças que se enquadram no auxílio-doença do INSS. Pensando nisso, o DCI Digital encontrou as principais informações sobre o benefício, que é garantido por lei. Confira abaixo!

Doenças que garantem o auxílio-doença do INSS

  1. Tuberculose ativa;
  2. Hanseníase;
  3. Alienação mental;
  4. Neoplasia maligna;
  5. Cegueira total;
  6. Paralisia irreversível e incapacitante;
  7. Cardiopatia grave;
  8. Parkinson;
  9. Espondiloartrose anquilosante;
  10. Nefropatia grave;
  11. Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
  12. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida — AIDS;
  13. Contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada;
  14. Hepatopatia grave.

Caso o segurado tenha alguma das doenças citadas, a solicitação do auxílio-doença pode ser feita através de agendamento online, por meio do site ou aplicativo Meu INSS. O benefício deixa de ser pago quando o trabalhador se recupera e volta ao trabalho. Bem como, em ocasião de morte do segurado.

O que eu preciso para receber o auxílio-doença?

Perícia médica pode ser substituída por atestado médico para recebimento do auxílio-doença
(foto: reprodução)

 

Para receber o auxílio-doença o segurado do INSS deve comprovar em perícia médica a sua incapacidade temporária para trabalhar por motivos de doença ou acidente. Para direito, é preciso cumprir também alguns requisitos, como: estar incapacitado temporariamente para o trabalho e comprovar essa situação com documentação médica (laudos, consultas, exames), qualidade de segurado e carência de 12 meses.

Qual o valor pago pelo INSS para auxílio-doença?

O valor  do auxílio-doença do INSS é calculado de acordo com 91% do salário de benefício.  Este, é o resultado da média de 80% dos maiores salários de contribuição do trabalhador, também conhecido por PBC (período base de cálculo).

Como faço para receber o auxílio-doença?

Atualmente é preciso passar por uma perícia médica para verificar a existência da doença do segurado que solicita o auxílio-doença do INSS, assim como, se há condição ou não do segurado continuar trabalhando. Na perícia também é avaliado a situação da pessoa, que pode piorar ao exercer suas atividades.

Entretanto, em 2020, segurados doentes ou acidentados puderam receber o auxílio-doença sem perícia médica. O benefício foi concedido em forma de antecipação.  Antes disso, para ter direito ao benefício era preciso cumprir um período de carência de 12 contribuições mensais e comprovar sua necessidade.

A PLV 2/2021 que deve entrar em vigor em 2021, vai permitir a concessão do auxílio-doença sem perícia médica até o fim do ano. Dessa forma, o benefício deve ser liberado a partir de apresentação de atestado médico pelo requerente e de documentos complementares que comprovem a doença e a incapacidade temporária para o trabalho.

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes