Benefício do INSS suspenso? Veja o que fazer para evitar a situação

Para evitar a suspensão de um benefício do INSS vale se atentar aos prazos de envio de documentos exigidos.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou em setembro mais uma operação de seu “pente-fino”. O procedimento tem o intuito identificar irregularidades ou erros no recebimento de benefícios do INSS. Cerca de 1,7 milhão segurados receberam notificações, por cartas físicas e virtuais.

Sendo assim, quem é notificado tem até 60 dias para apresentar documentos comprovando o direito ao benefício em questão. Caso contrário, o mesmo é suspenso. Passados 30 dias de suspensão, o pagamento é bloqueado.

Então, veja como evitar a suspensão de seu benefício.

Mantenha o cadastro atualizado

Em princípio, recomenda-se manter os dados de cadastros atualizados no INSS. Itens como endereço, telefone e e-mail. Isso previne que o beneficiário não veja uma eventual notificação, por estar com dados antigos.

Desse modo, para atualizar os dados cadastrais, basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e escolher a opção “Atualizar Dados de Contato”. Já para situações como correção do nome e data de nascimento, é necessário ir em “Agendamentos/Requerimentos”. Depois, clicar em “novo requerimento” e em “avançar”. Feito isso, é preciso pesquisar pela palavra “dados” e selecionar o serviço em questão.

Fique atento aos prazos

Em seguida, para evitar a suspensão de um benefício do INSS vale se atentar aos prazos de envio de documentos exigidos. Por exemplo, os familiares de um trabalhador preso que recebem auxílio-reclusão, devem apresentar a cada três meses a “Declaração de Cárcere/Reclusão”. O processo é feito na plataforma Meu INSS.

Reserve documentos importantes

Outro ponto de atenção é acerca dos documentos que compravam o direito ao benefício do INSS. Como é o caso de carteiras de trabalho e carnês de contribuição. Para quem recebe benefícios por incapacidade, por exemplo, vale ter  documentos como laudos, atestados, exames e relatórios médicos.

Como reativar benefício do INSS suspenso?

Além disso, quem teve benefício do INSS suspenso pode solicitar sua reativação através do site ou aplicativo Meu INSS. Primeiro, é preciso realizar o login e escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos”. Depois, deve-se clicar em “Novo requerimento” e pesquisar pela palavra “reativar” para selecionar o serviço de interesse.

Por fim, pode-se acompanhar o andamento do pedido na mesma plataforma, em “Agendamentos/Requerimentos”.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes