Benefícios do INSS: Quem nunca contribuiu pode receber algum?

O cidadão que não está na qualidade de segurado pode receber um benefício do INSS. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada (BPC),

Em determinadas situações pessoas que nunca contribuíram ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber um benefício do instituto. Nota-se que a condição de qualidade de segurado é destinada a quem está filiado ao INSS e tem recolhimentos mensais para a Previdência Social.

Dessa forma, os segurados podem receber, quando devidos, benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão. Bem como auxílio-doença, auxílio-acidente e salário-maternidade. Entre os tipos de segurados do INSS estão: empregado com carteira assinada, trabalhador avulso, empregado doméstico, contribuinte individual, segurado especial e facultativo.

A saber, o cidadão que não está na qualidade de segurado pode receber um benefício do INSS. Trata-se do Benefício de Prestação Continuada (BPC), criado a partir da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Quem tem direito ao BPC? - Benefício do INSS

O BPC é um auxílio financeiro mensal de R$ 1045 (salário mínimo) destinado a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Para receber, é preciso que a renda familiar não seja maior que ¼ do salário mínimo por pessoa. Além disso, se deve comprovar residência fixa no Brasil e ter inscrição no Cadastro Único.

Ademais, a pessoa com deficiência deve indicar que não pode trabalhar e que família não têm condições de sustentá-la. Pode-se conceder em qualquer idade, ao apresentar impedimentos de longo prazo (de ao menos 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Caso o idoso esteja recebendo outro benefício do INSS não terá direito ao BPC. Bem como, deve ter mais de 65 anos de idade.

Então, se trata de um benefício assistencial, e não há pagamento de décimo terceiro e nem se deixa pensão por morte.

A solicitação do BPC pode ser feita de maneira online, por meio do site ou aplicativo Meu INSS. O procedimento é feito a partir da seção “Agendamentos/Requerimentos”.

Por fim, leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes