Benefícios do INSS estão livres de bloqueio por prova de vida até dezembro

Medida publicada no Diário Oficial prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

A portaria publicada na quinta-feira (15) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Diário Oficial da União prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios  por falta de comprovação de vida. Assim, os beneficiários não correm o risco de perder o benefício até dezembro. Quem não fez a prova de vida entre março e outubro não terá o benefício bloqueado.

 

Portaria livra bloqueio de benefícios do INSS

De acordo com a portaria nº 1.053, de 13 de outubro, a prorrogação vale por mais uma competência (outubro de 2020). Ou seja, apenas a partir de dezembro que o beneficiário deve correr o risco do bloqueio de benefícios do INSS.

A prorrogação vale para os residentes no Brasil e no exterior. Segundo os esclarecimentos do instituto, então, isso não irá prejudicar a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o instituto e a rede bancária pagadora. A comprovação de vida junto à rede bancária deve ser feito normalmente.

 

Brasileiros no exterior

Para aqueles que vivem no exterior, em relação ao bloqueio de benefícios do INSS,  a portaria direciona para o encaminhamento das comprovações de vida junto à:

  • representações diplomáticas;
  • consulares brasileiras no exterior;
  • ou por intermédio do preenchimento do Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS.

Assim o formulário deve ser assinado na presença de um "notário público local e devidamente apostilado pelos órgãos designados em cada país, para os casos de residentes em países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros”.

 

O que é a prova de vida?

Por fim, a prova de vida é uma rotina cumprida anualmente pelos beneficiários e pela rede bancária, podendo causar bloqueio de benefícios do INSS. Deve ser feita diretamente no banco em que se recebe o benefício junto de seus documentos para comprovar que estão vivos. Os segurados que residem no exterior também podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado. Outra opção é pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

Fonte Agência Brasil Diário Oficial da União
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes