Veja calendário da prova de vida INSS 2021 para manter benefício

A obrigação de fazer essa comprovação foi retomada e o calendário da prova de vida do INSS 2021 começa no mês de julho.

Aposentados e pensionistas devem ter atenção aos novos prazos para a realização da prova de vida. A obrigação de fazer essa comprovação foi retomada e o calendário da prova de vida do INSS 2021 começa no mês de julho. A partir disso, os segurados podem ter seus benefícios bloqueados caso não façam a renovação nos bancos, caixa eletrônico ou ainda por meio digital.

Prova de vida 2021 começa em junho

A partir do mês de junho o INSS volta a bloquear os benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem a prova de vida. Na quinta-feira (13) foi divulgada uma portaria com o calendário prova de vida INSS 2021, antes disso a obrigação de fazer esse procedimento estava suspensa e os segurados não precisam se preocupar com o bloqueio do benefício.

Trata-se da Portaria nº 1.299, que: “Dispõe sobre a retomada do bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida”. A volta da prova de vida estava prevista para o mês de maio, mas foi adiada para junho. O cronograma para a retomada dos bloqueios vai ocorrer de forma escalonada, como forma de evitar aglomerações nas agências nesse contexto de pandemia da Covid-19.

Os aposentados e pensionistas que tiveram a sua prova de vida vencida nos meses de março e abril do ano passado devem ser os primeiros a fazer o procedimento neste ano, pois a volta do bloqueio para esse grupo vai ocorrer em junho.

Ademais, cerca de 160 mil segurados que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020 foram identificados pelo INSS. Caso eles não façam o procedimento, podem ter o benefício bloqueado ainda no mês de maio. O grupo pode fazer a prova digital nos aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br ou a prova presencial, no banco em que recebe o benefício.

Calendário prova de vida INSS 2021

Além dos aposentados e pensionistas que tiveram a prova de vida vencida no mês de fevereiro de 2020, antes do início da pandemia no país, os demais segurados devem seguir o cronograma a partir do mês de junho.

Então, confira o calendário completo da prova de vida do INSS em 2021. Para saber quando o bloqueio do seu benefício será retomado, basta verificar o mês em que deveria ter feito a prova de vida no ano passado e qual o novo prazo para o seu grupo.

  • Prova vencida em março e abril de 2020: novo prazo é junho de 2021
  • Prova vencida em maio e junho de 2020: novo prazo é julho de 2021
  • Prova vencida em julho e agosto de 2020: novo prazo é agosto de 2021
  • Prova vencida em setembro e outubro de 2020: novo prazo é setembro de 2021
  • Prova vencida em novembro e dezembro de 2020: novo prazo é outubro de 2021
  • Prova vencida em janeiro e fevereiro de 2021: novo prazo é novembro de 2021
  • Prova vencida em março e abril de 2021: novo prazo é dezembro de 2021

Sendo assim, quem teve o vencimento da prova de vida em outubro do ano passado, só terá o bloqueio retomado em setembro deste ano. Então, o segurado deve se atentar para realizar o procedimento antes do novo prazo. O aposentado ou pensionista não é obrigado a esperar o fim do prazo para fazer a comprovação de vida. Quem não cumprir o calendário da prova de vida INSS 2021 pode ter o seu benefício suspenso.

Em relação aos aposentados e pensionistas que moram no exterior, o INSS vai divulgar um novo ato com datas e orientações da prova de vida.

Como saber se preciso fazer a prova de vida?

Se você é aposentado, pensionista ou recebe algum outro benefício do INSS há mais de um ano, deve fazer a prova de vida. O procedimento é anual e os prazos de vencimento são definidos pelo banco que paga o benefício, o que acontece de modo geral no mês de aniversário do segurado ou no mês anterior ao vencimento da prova de vida.

O procedimento deve ser feito independente da forma em que se recebe o benefício, seja conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Nesse sentido, os bancos costumam disponibilizar comunicados alertando o cidadão que precisa fazer a prova de vida, as mensagens são indicadas em sites e nos terminais eletrônicos de autoatendimento.

Como fazer a prova de vida do INSS?

Há diferentes modos de realizar a prova de vida do INSS. Recentemente o INSS disponibilizou a possibilidade de fazer a prova de vida digital, o que foi ampliado no mês de fevereiro. Nesse caso, o usuário deve usar os aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br para fazer a comprovação de vida por meio de reconhecimento facial.

A forma mais comum é realizar o procedimento na instituição bancária em que recebe o benefício. Sendo assim, o beneficiário deve ir até o banco e apresentar um documento de identificação a um funcionário.

Também há a possibilidade de comprovar a vida e não ter o benefício bloqueado em caixa eletrônico. Isso acontece por meio tecnologia de biometria, para fazer a validação é preciso ter a biometria cadastrada.

 

Leia também:

Aposentados devem fazer prova de vida para evitar bloqueio do benefício

Reajuste da aposentadoria 2021 pode aumentar seu benefício

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes