Como funciona o empréstimo consignado do INSS para aposentados

Nessa modalidade, as parcelas são descontadas diretamente da aposentadoria ou pensão por morte.;

Aposentados e pensionistas têm a opção de obter o empréstimo consignado do INSS nos bancos conveniados e com taxas de juros mensais de até 1,8%. Antes de solicitar este crédito, é válido entender como ele funciona  e quais são as regras. Até dezembro de 2021, o limite dessa modalidade está ampliado para 40% da renda do beneficiário.

O que é crédito consignado?

O empréstimo consignado é uma das maneiras que o cidadão consegue obter crédito com juros baixos. Nessa modalidade, as parcelas são descontadas diretamente de seu salário ou ainda de seu benefício do INSS, como a aposentadoria. Para que isso ocorra, o interessado deve autorizar previamente esse desconto.

Os juros podem ser menores em comparação a outras linhas de crédito, já que o pagamento das parcelas ocorre de modo automático, o que indica baixo risco de inadimplência.

Em relação ao empréstimo consignado do INSS, há alguns itens que devem ser observados antes de fazer a contratação. Um deles é a margem consignável, que equivale ao valor máximo da aposentadoria que o beneficiário pode comprometer com o pagamento do crédito.

Quais as regras do empréstimo consignado do INSS em 2021?

Para este ano de 2021, a margem consignável é de até 40% do benefício do INSS. Desse total, 35% é destinado ao empréstimo consignado e outros 5% são voltados para o cartão de crédito.

Essa margem é uma ampliação do limite de 35% que é aplicado normalmente. A nova margem de 40% vale para contratações feitas até 31 de dezembro de 2021 e está prevista na Lei nº 14.131, que foi sancionada no final de março. Esse aumento de limite também ocorreu no ano passado.

Além disso, a lei também definiu a carência de 120 dias para o pagamento dos consignados do INSS, sendo mantidos durante esse período os juros e encargos. Já em relação à taxa de juros desse tipo de empréstimo, a cobrança máxima deve ser de 1,8 % ao mês, ao passo que o limite do cartão de crédito é definido em 2,70%.

Então, confira as regras gerais do empréstimo consignado do INSS:

  • Beneficiário pode ter no máximo 9 contratos de empréstimo ativos;
  • Número de parcelas não pode passar de 84;
  • Taxa de juros não pode ser maior do que 1,8% ao mês;
  • Não pode haver cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) e de outras taxas administrativas.

Como funciona a contratação do empréstimo consignado do INSS?

Na prática, a contratação do empréstimo consignado do INSS será feita a partir de negociação entre o cidadão e o banco conveniado. Os valores e condições estabelecidos no contrato devem respeitar as regras desse tipo de crédito, como é o caso do limite de renda que pode ser comprometido.

Se o aposentado ou pensionista recebe seu benefício por meio de cartão magnético, o depósito do empréstimo deverá ocorrer em conta corrente em que o beneficiário seja titular. Ou ainda através de ordem de pagamento para depósito em agência ou banco em que o segurado recebe do INSS. Não é permitido o crédito em conta de outras pessoas.

Para que o cidadão consiga contratar o empréstimo é preciso fazer uma autorização desse crédito e da Reserva de Margem de Cartão de Crédito (RMC). Isso pode ocorrer por escrito ou de modo eletrônico.

Outra orientação é que ao assinar o contrato, o aposentado deve pedir a sua via. Bem como, o beneficiário não precisa solicitar o crédito no banco em que recebe seu pagamento do INSS, podendo escolher a instituição financeira que oferece menor taxa de juros.

As contratações só podem ser feitas no estado em que o cidadão mora e recebe sua aposentadoria ou pensão por morte. Após a assinatura do contrato, o valor das parcelas do crédito serão descontados da conta em que se recebe o benefício previdenciário.

Então, veja quais informações devem ser indicadas ao beneficiários antes de contratar o empréstimo consignado do INSS:

  • Valor total do empréstimo;
  • Taxa mensal e anual de juros;
  • Acréscimos de taxas;
  • Valor e número das parcelas;
  • Data de início e fim dos descontos;
  • Soma total a pagar por empréstimo.

Quantos dias para liberar empréstimo consignado INSS?

Depois de assinar o contrato do empréstimo consignado do INSS, o banco tem até cinco dias úteis para emitir um documento com informações detalhadas sobre o pagamento. Sendo assim, o aposentado deve esperar esse período para ter seu empréstimo liberado. Esse documento ou boleto, deve ter dados como: valor total do empréstimo, o desconto para o pagamento antecipado e o valor líquido a pagar.

Como saber se o INSS liberou o crédito?

Os aposentados e pensionistas do conseguiram verificar se o empréstimo consignado do INSS foi liberado por meio de uma consulta pela internet. No site ou aplicativo Meu INSS, é possível tirar o extrato de empréstimo consignado.

Sendo assim, para verificar esse documento o beneficiário deve acessar a plataforma Meu INSS e fazer login com CPF e senha. Em casos de primeiro acesso é necessário completar o cadastro. Já na página inicial basta clicar na opção “Extrato de Empréstimo Consignado” para emitir o extrato.

 

Leia também:

Empréstimo consignado do INSS: veja novas condições

Empréstimo mal planejado pode arruinar as finanças

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes