Empréstimo mal planejado pode arruinar as finanças

Educadora em finanças pessoais aconselha os consumidores a se questionarem sobre motivos do pedido

Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Conferência Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou que o número de famílias com dívidas voltou a subir na virada do ano, de 66,3%, em dezembro, para 66,5%, em janeiro. Fazer um empréstimo para resolver o problema pode piorar a situação.

A educadora em finanças pessoais Carol Stange atribui esse aumento no endividamento a uma série de fatores como o fim do auxílio emergencial, o desemprego, a elevação do custo dos alimentos e a inflação em alta. Um cenário por si só dramático. Mas o que mais preocupa, diz, é que há pessoas que optam por empréstimos para pagar dívidas com cartão de crédito, cheque especial, financiamentos, carnês de lojas, prestação do carro.

A especialista explica que um empréstimo mal planejado pode arruinar a vida financeira de quem já vive um momento frágil em suas finanças. “A melhor forma de evitar prejuízos financeiros nessa hora é detalhar o motivo do empréstimo, pesquisar e conhecer as condições oferecidas pelo mercado e ter um plano B para fazer dinheiro extra.”

A educadora em finanças elaborou um roteiro com cinco perguntas que merecem reflexão na resposta antes de pedir um empréstimo.

Responda antes de fazer o empréstimo

- É urgente? Ter motivo convincente. Tomar dinheiro emprestado para uma viagem de lazer, em situação de aperto financeiro, não é razoável e tampouco indicado para o bolso.

- De quanto eu preciso? Não é incomum que uma pessoa que vai atrás de um empréstimo volte do banco com mais dinheiro do que havia planejado. Por uma série de estímulos: cumprimento de metas da parte de quem concede o crédito, juro mais baixo a partir de determinado valor, aparente impacto residual de custo sobre essa parcela a mais, sedução pela oportunidade de realizar desejos reprimidos.

Regra de ouro, segundo Carol, é saber exatamente de quanto se precisa e não se deixar levar pelas tentações.

- Há outra forma de conseguir o dinheiro? Dê uma espiada em seu armário. Ele pode guardar muitas coisas que não se usam mais e podem ser convertidas em dinheiro. Plataformas e apps de desapego funcionam de forma prática e eficiente: fotos, medidas detalhadas, preço atraente e retorno rápido às mensagens dos interessados podem atrair dinheiro, fazer sobrar espaço na casa e, ainda, renovar a energia parada que objetos sem uso carregam.

Não se desanime se o resultado da venda não render o suficiente para o que você precisa. Ele certamente ajudará a reduzir o valor do empréstimo e menos juros pagará por ele.

- As taxas e condições são as melhores do mercado? Pesquise taxas do crédito consignado, refinanciamento de bens (casa ou carro), antecipação do imposto de renda, do 13º salário.

- Pesquisas comparativas no mercado devem ser feitas sempre em cima do mesmo valor. Avalie a atratividade da proposta pelo Custo Efetivo Total (CET), que reúne todos os custos e taxas envolvidos na operação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes