Consulta de benefício do INSS pelo CPF? Veja como fazer

Há diferentes formas de consultar benefício do INSS pelo CPF. Nesse sentido, o uso do número do documento pode ser útil na busca por informações de maneira rápida e simples.

Há diferentes formas de consultar benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo CPF. Nesse sentido, o uso do número do documento pode ser útil na busca por informações de maneira rápida e simples. Ou ainda no caso de não ter em mãos o número do benefício e número do NIS.

Consulta no aplicativo Meu INSS

Uma das formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF é através do site Meu INSS, bem como pelo aplicativo de mesmo nome. Ao efetuar o login, o beneficiário pode clicar em “meus benefícios”. Inserindo o número do documento será possível acompanhar a situação de um pedido, por exemplo.

A saber, a plataforma Meu INSS oferece vários serviços, como simulação de aposentadoria, por meio da Calculadora do INSS. Além de agendamentos de perícias médicas, pedidos de benefícios e outras solicitações.

Consulta de benefício do INSS por telefone

Em seguida, também é possível usar o CPF para consultar beneficio do INSS em ligação telefônica. Isso pode ser feito pela Central Telefônica do INSS. Basta ligar no número 135. Sendo assim, na ligação deve-se informar o número do documento e conferir outras informações de cadastro.

É possível ligar de segunda a sábado, entre 7h00 e 22h00. Usando telefones fixos ou públicos, as ligações são gratuitas. Mas em caso de ligar pelo celular, cobra-se a tarifa de custo de uma ligação local.

Consulta com CPF no site da Previdência Social

Por fim, também há a alternativa de consultar o benefício em site da Previdência Social. Ao acessá-lo, a orientação é clicar em “Consulta de situação de benefício”. Depois em “Acompanhar Pedido”. Feito isso, ocorrerá um redirecionamento à página do Meu INSS.

Consulta presencial

Em situação de preferir verificar a situação do benefício do INSS em uma agência do instituto, é necessário realizar um agendamento. Caso contrário, pode não haver atendimento. Portanto, para agendar basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e ir a seção “Agendamentos/Solicitações”.

Entretanto, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus o INSS está dando prioridade para agendamentos com maior urgência, como é o caso de perícias médicas.

Veja então os alguns benefícios e serviços do INSS que se pode solicitar sem sair de casa:

  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alteração do local ou forma de pagamento;
  • Cadastro ou renovação da procuração ou representante legal;
  • Solicitação de pagamento de benefício não recebido;
  • Recursos e revisões.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes